Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 12/09/2016
Jackson Barreto assina Ordem de Serviço para reconstrução de ponte e adutora
Fotos
Para assegurar melhor mobilidade aos sergipanos e garantir o abastecimento de água aos moradores da capital e Grande Aracaju, o governo Jackson Barreto, assinou a ordem de serviço para a reconstrução da antiga ponte do povoado Pedra Branca, entre os municípios de Laranjeiras e Maruim, bem como o trecho original da adutora do São Francisco.

Com investimentos de R$ 16.499.908,85, provenientes do Programa Águas de Sergipe, as obras que serão executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), terão início a partir de hoje, 12, com prazo de execução de 270 dias.

De acordo com o governador Jackson Barreto, as obras assegurarão o bem-estar de milhares de sergipanos. “Graças à competência demonstrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) que se empenharam na busca de recursos junto ao Banco Mundial (BIRD), estamos oferecendo solução a um problema gravíssimo de abastecimento de água correspondente a 67,19% do volume produzido para o abastecimento do sistema integrado da Grande Aracaju e que ameaçava po fornecimento a quase um milhão de habitantes”, declarou.

Ele ressaltou o empenho dos órgãos estaduais e dos parceiros que somaram quando a estrutura da ponte de desabou em maio do ano passado. “As equipes da Deso e da Seinfra, bem como os demais órgãos que contribuíram para a intervenção emergencial e agiram com rapidez, tendo em cinco dias executado uma estrutura provisória e recolocado a adutora para funcionar e com isso atender as carências da região, merecem os nossos parabéns, principalmente por entender a nossa preocupação em minimizar os transtornos causados pelo colapso ocorrido”, frisou.

Os serviços
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os trabalhos serão mais complexos do que o previsto. “Foram feitos estudos a fim de saber se as fundações poderiam ser reaproveitadas nessa reconstrução, porém, por se tratar uma construção antiga e que não recebeu a manutenção devida ao longo dos anos, constatamos que será necessário a execução de novas fundações. As intervenções compreenderão os serviços de remoção dos escombros do fundo do rio, sondagens, elaboração do projeto executivo das novas fundações, concepção do plano executivo da nova ponte em arcos, respeitando a arquitetura da construção original, permitindo a passagem de ciclistas, pedestres e animais, sem contar que ainda serão investidos R$ 969.996,00 na aquisição de tubos para a recomposição da adutora original, assegurando a melhor distribuição de água aos moradores de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Malhada dos Bois”, explicou.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.