Domingo, 28 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 05/09/2016
Governador entrega escola reformada e ampliada no Conjunto Castelo Branco
Fotos
A manhã da sexta-feira, 02, foi de muita alegria para os pais e alunos da Escola Estadual 8 de julho no Conjunto Castelo Branco, na Zona Oeste de Aracaju, quando na ocasião o Governador Jackson Barreto inaugurou a reforma e ampliação da unidade de ensino que passou a ter 1.370,00 m² de edificação, em uma área total de 4.651,00 m².

Com investimentos de R$ 1.588.242,00, as obras foram executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), fazendo com que possa atender com mais qualidade e segurança aos alunos do conjunto residencial e bairros adjacentes.

As obras
Entre as inúmeras intervenções, foram realizadas a instalação de forro e PVC em todas as salas de aula, no bloco administrativo (salas de direção, professores, reuniões e secretaria), no pedagógico (biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo), além do auditório e refeitório.

A reforma contemplou ainda a recuperação do muro, assentamento de cerâmica nas paredes e piso de alta resistência em todas as dependências, execução de novas instalações elétricas, cabeamento estruturado e lógica, hidráulicas e hidro-sanitárias, preventivas e de combate a incêndio.

Na ampliação foram executados novos sistemas de tratamento de esgoto (fossa e filtro), drenagem interna e externa, recuperação do reservatório superior, reforma completa na quadra de esportes (instalação de travas e redes e substituição do alambrado), além da construção de reservatório subterrâneo, casa de gás, canteiros e pórtico padrão Seed, totalizando 174,00 m².

A fim de garantir o direito à acessibilidade, foram construídas rampas de acesso, aplicado piso tátil e direcional, instalados mapa de situação em braile, placas indicativas em braile em todas as dependências, além de passarela com piso em concreto desempolado e quatro sanitários exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida.

Compromisso
Para o Governador Jackson Barreto, a reforma tem um valor especial. “Foi aqui nesse conjunto que iniciei minhas caminhadas politicas, pedindo voto de porta em porta e a população dessa região é muito acolhedora. Poder entregar essa escola completamente moderna e ver a alegria nos olhos de cada aluno é mais do que uma satisfação, pois ela também atende aos moradores dos bairros e loteamentos vizinhos.

É este compromisso com a educação que nós estamos fazendo há dois anos, oferecendo melhores condições para o corpo docente e discente” declarou.
Aluna do 9° ano, Vitória Matias, 14 anos não escondia o orgulho em ver a escola transformada. “Parece que estamos em outra escola. Ficou mais ampla, com mais espaço para recreação, biblioteca e laboratório de informática, modernizados e com novos equipamentos que muito ajudarão na nossa aprendizagem. Posso afirmar que estou amando a minha nova escola”, frisou.

Segundo o Secretário Estadual de Infraestrutura, Valmor Barbosa, as ações na área reafirmam a importância de cuidar melhor dos sergipanos. “O governador Jackson Barreto não tem medido esforços para investir cada vez mais na educação. Em todos os oito territórios do Estado, reforma, ampliação e modernização das escolas tornaram-se atos frequentes, cujo objetivo maior é oferecer aos jovens uma preparação digna para que no futuro se tornem cidadãos melhores”, enfatizou.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.