Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 05/09/2016
Jackson Barreto inaugura reforma e ampliação de escola para alunos especiais
Fotos
Uma das mais importantes obras do setor educacional foi entregue aos sergipanos no final da manhã da sexta-feira, 02. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), o governador Jackson Barreto inaugurou a reforma e ampliação da Escola de Educação Especial, João Cardoso do Nascimento Júnior.

Localizada no bairro Grageru e edificada em um terreno de 2.572,00 m², a escola possui agora 20 salas de aula, bloco administrativo com salas de diretoria, reuniões, professores e secretaria. O bloco pedagógico é composto por vídeoteca, brinquedoteca, sala de educação física e dois laboratórios de informática, além de espaço de convivência, sanitários comuns, cozinha e refeitório.

A intervenção
Com investimentos na ordem de R$ 1.644.463,00, a reforma contemplou a revisão da cobertura e instalações hidro-sanitárias recuperação de elementos estruturais, dos reservatórios superior e inferior, aplicação de piso em alta resistência, revisão e substituição de esquadrias, execução de novas instalações elétricas, combate a incêndio e cabeamento estruturado, revestimento cerâmico, instalação de forro em PVC, pintura geral, reforma da piscina além da instalação de um transformador.

A acessibilidade se destaca com a construção de rampas com corrimãos que permitem a mobilidade por todo o ambiente, placas indicativas em braile em todas as dependências, piso tátil direcional e de alerta, sanitários exclusivos, além de um mapa indicativo em braile.

No que compete a ampliação, foram construídas cinco salas de aula, um laboratório de informática, dois fraldários, um sanitário masculino e outro feminino e um laboratório de informática e ampliada a área de convivência, sendo que o espaço construído aumentou de 1.038,00 para 1.385, 00 m².

Bênção Divina
Visivelmente emocionado, o governador Jackson Barreto declarou estar muito satisfeito em poder entregar à obra e agradeceu aos profissionais da unidade de ensino. “Ser professor é receber uma graça, pois é preciso vocação para transmitir ensinamento ao próximo, mas além da vocação, ter o dom de poder ensinar e cuidar de alunos especiais é uma das maiores bênçãos divinas que um profissional pode possuir, pois quem cuida dessas crianças e adolescentes age não somente com a razão e o ensinamento, mas com o coração acima de tudo, e eu estou muito feliz enquanto gestor público em poder contribuir para a melhoria dessas pessoas que mais precisam do governo”, declarou.

Ele disse ainda que os serviços prestados aos alunos fazem jus ao nome da escola. “Sei da capacidade da equipe diretiva e dos profissionais que aqui desempenham um trabalho de excelência e que em nada deixa a desejar aos centros da rede particular que realizam este tipo de atendimento. Com a reforma e ampliação, os serviços serão ainda melhores e honra ainda mais a memória de João Cardoso do Nascimento Júnior, que empresta o seu nome a essa escola e, além de ter sido o primeiro reitor da Universidade Federal de Sergipe, foi um homem de coração bom, que sempre lutou pelos ideais de igualdade e liberdade e defendia uma educação de qualidade”, ressaltou.

Modelo
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a Escola de Educação Especial contribuirá para o atendimento aos alunos que dela necessitam. “O governador Jackson Barreto se mostrou sensível às necessidades dos usuários e não mediu esforços para que a escola se tornasse modelo de referência na área. Antes atendendo a 64 crianças e adolescentes, portadoras de autismo, transtorno global de desenvolvimento, entre outras deficiências neurológicas e, com a ampliação e reforma poderá estender seu campo de atuação para até 120 crianças e adolescentes especiais, o que demonstra o zelo com aqueles que mais precisam”, enfatizou.

Pai do pequeno Mizael de oito anos de idade, Moisés Santos não escondia a felicidade com a entrega da obra. “Meu filho freqüenta essa escola há quase sete anos e o trabalho feito aqui o ajudou muito. Estou muito feliz, pois a escola ficou mais ampla, moderna e, com certeza terá mais alternativas de atendimento para todas as crianças”, declarou.

Na ocasião, o governador fez a doação de 64 cadeiras de rodas modernas a todos os alunos atendidos na unidade de ensino especial, além de sete cadeiras especiais para atletas.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.