Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 17/12/2012
Obras de duplicação do Viaduto do Detran seguem conforme cronograma
Próximo passo da obra será o lançamento das vigas para execução dos acessos e construção da passarela metálica para pedestre, iluminação e paisagismo
Fotos
As obras de duplicação do Viaduto do Detran estão sendo executadas normalmente de acordo com o cronograma pré-estabelecido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), através do Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER), num investimento do Governo do Estado que ultrapassa os R$ 21 milhões.

No local da construção, já foram concluídas as cravações das 277 estacas metálicas, concretagem dos nove blocos de coroamento, 28 pilares e sete travessas, restando apenas a implantação das 42 vigas pré-moldadas, num total de 112, seguindo com a conclusão dos cinco vãos que formam o piso do novo viaduto.

O próximo passo da obra será o lançamento das vigas para execução dos acessos e construção da passarela metálica para pedestres, iluminação e paisagismo, além da recuperação estrutural e total do viaduto antigo.

Estrutura

O novo piso do Viaduto do Detran será composto por 112 vigas, 219,80 metros de comprimento por 14 metros de largura, divididos em uma pista de oito metros, ciclovia de 3,50m e passeio com 1,80.

Cada viga tem uma extensão de 27m, 34 toneladas de peso, fabricadas no próprio canteiro da obra e transportadas para o local de lançamento em uma carreta especial, o que necessita da existência dos desvios no trânsito do entorno.

Segundo o gestor da pasta de Infraestrutura, Valmor Barbosa, o lançamento das vigas pré-moldadas está sendo efetuado aos sábados, domingos e feriados, em virtude da diminuição do fluxo de veículos. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) liberou, também, às sextas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h, em casos de necessidades.

"Durante a operação de lançamento o trânsito não fica totalmente interrompido, ele é desviado durante o período de transporte do canteiro até a retirada da viga da carreta; assim que a carreta desce o viaduto para apanhar outra viga, o trânsito é totalmente liberado", explicou Valmor Barbosa.

Por outro lado, os serviços não podem ser efetuados à noite, em decorrência da falta de iluminação adequada para permitir o transporte seguro das vigas e a visualização dos operadores dos guindastes, como também, dos que devem posicionar as vigas nos seus exatos locais.

O secretário garantiu que "não há como realizar uma obra desse porte num local de fluxo intenso de veículos, sem causar transtornos", já que é feito um planejamento com relação a todos os serviços que serão executados a fim de minimizar os incômodos ao máximo.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.