Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 25/08/2016
Obras do novo Terminal Pesqueiro seguem aceleradas
Fotos
Uma das prioridades do Governo de Sergipe é incentivar o dinamismo econômico e à geração de emprego e renda. Um exemplo claro é a construção do novo Terminal Pesqueiro, localizado na Avenida Otoniel Dória, no centro da capital, que atenderá não só às demandas da população local, tradicionalmente consumidora de peixes e frutos do mar, mas também às necessidades de mercado de quem trabalha com a atividade da pesca.

Serviços acelerados
Realizada por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), a construção possui investimentos de R$ 7.290.032,10, advindos do Governo Federal e tem sido executada em ritmo satisfatório por 40 funcionários que trabalham diariamente no local.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, já é possível perceber que o terminal está ganhando forma. “Os serviços estão sendo cumpridos com bastante eficiência e de acordo com o cronograma, atingindo já 40% do seu total. O cais de atracação já possui mais da metade de sua estrutura pronta, com sua fundação e concretagem concluídas, faltando apenas a edificação da laje e de uma passarela de madeira”, explica.

A respeito do espaço administrativo, ele destaca o andamento dos trabalhos e sua importância. “O prédio, que será uma instalação destinada entre outras coisas, para o depósito de resíduos e armazenamento de máquinas, além de ser composto de salas administrativas e de reunião, também está com os serviços a pleno vapor, com o levantamento de pilares que receberão vigamento, e inclusive, parte da estrutura do primeiro andar, onde ficarão os vestiários, e da instalação sanitária térrea já foi executada”, detalha.

Composição
O Terminal Pesqueiro terá uma estrutura complexa para propiciar bem-estar, praticidade e higiene àqueles que frequentarem o espaço. Serão dois níveis compostos de um espaço administrativo com cozinha, lanchonete, lobby, sala de tratamento, de reunião e salas administrativas.

Além disso, os funcionários e tripulantes das embarcações terão acesso à sala de higienização, sanitários, rampas e elevador de acesso e estação tratamento de esgoto e outras instalações, determinadas pela Vigilância Sanitária, garantindo assim, a qualidade dos produtos comercializados, como áreas de recepção, seleção, beneficiamento e comercialização de peixes, frutos do mar e outros gêneros, salas de higienização de equipamentos, câmaras frigoríficas, câmara de espera, silo de gelo, casa de máquinas.

Por: Dhiogo Oliveira
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.