Domingo, 28 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 18/08/2016
Governo recupera ponte de acesso ao Conjunto Orlando Dantas
Fotos
Garantir a segurança dos sergipanos no direito de ir e vir e contribuir para melhorias na mobilidade urbana tem sido ações executadas pelo Governo de Sergipe no decorrer dos últimos meses em vários pontos do Estado. Em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) está concluindo a recuperação da ponte de acesso ao Conjunto Orlando Dantas, na zona sul de Aracaju.

Localizada entre a divisa dos bairros Inácio Barbosa e São Conrado, a ponte sobre o Rio Poxim possui 62,30 metros de extensão por 24 de largura e é um dos principais acessos aos conjuntos Orlando Dantas e Augusto Franco, região das praias e da zona de expansão da capital, por onde transitam diariamente milhares de veículos de pequeno, médio e grande porte, além de ônibus urbanos das mais diversas linhas.

Tendo investimentos no valor de R$ 370.137,20 os trabalhos correspondem aos serviços de recuperação estrutural, recuperação e reforço dos quatro blocos dos pilares de sustentação (incluindo os cabos de aço), do meio-fio e dos dois passeios laterais (placas e guarda-corpo).

Serviços minuciosos
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços executados foram primorosos.“O processo consistiu no lixamento e escariação da estrutura até chegar às ferragens danificadas onde foram feitas aplicações de um produto anticorrosivo e posteriormente outro à base de epox (substância que une a ferragem e o cimento), deixando os pilares protegidos e livres de outra oxidação. Após a purificação dos resíduos fizemos outro lixamento, aplicamos uma nova base de cimento e então os 16 pilares de sustentação foram completamente recuperados”, detalha.

Ele ressalta que apesar de alguns contratempos, os trabalhos seguiram o cronograma estabelecido. “Ao contrário da ponte entre os conjuntos Orlando Dantas e Augusto Franco, recentemente recuperada, os serviços nesta ponte levaram mais tempo para ser concluídos e foram minuciosos, uma vez que por ser muito poluída, a água do rio provoca uma agressão muito grande aos pilares, o que exigiu um tratamento mais específico no reforço. No entanto, apesar da oscilação da maré ter nos obrigado a paralisar os serviços por um período maior do que o previsto, a intervenção foi concluída com êxito, restando apenas alguns acabamentos no guarda-corpo e meio-fio, de modo que nos próximos dias a obra estará finalizada”, declara.

Valmor Barbosa diz ainda que o Governo Estadual tem investido constantemente em intervenções dessa natureza. “O governador Jackson Barreto reconhece a importância em realizar manutenções regulares em rodovias e pontes. Somente na capital, o Governo já recuperou a ponte próxima ao Parque dos Cajueiros, a localizada entre os conjuntos Orlando Dantas e Augusto Franco, está concluindo a recuperação da ponte sobre o Rio do Sal, na divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro e construirá mais duas (uma sobre o Rio Poxim e outra sobre o Riacho Pitanga) que fazem parte do projeto de interligação entre as Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto, comprovando assim que dinamizar a mobilidade urbana é uma das prioridades da sua gestão”, afirma.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.