Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 01/08/2016
Proinveste: Governo construirá CEASA em Itabaiana
Fotos
Com o objetivo de promover o desenvolvimento, regularizar e organizar a comercialização dos produtos de hortifruticultura, o Governo de Sergipe, através do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste) e por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop) construirá uma unidade da Central de Abastecimento de Alimentos (CEASA) no município de Itabaiana.

Publicado no último dia 27 de julho, no Diário Oficial do Estado, em jornais de circulação estadual e disponível no site da Seinfra, o Aviso de Licitação (Concorrência nº 08/2016) terá a abertura das propostas para a construção da obra às 9h do dia 30 de agosto de 2016, na sede da Seinfra.

O futuro CEASA
A ser edificado na estrada para a Mata da Raposa, em um terreno de 34.528,87 m², o futuro empreendimento terá uma área construída de 10.652,58 m², com três blocos, uma praça de alimentação, estacionamento para carga e descarga, guaritas, casas de lixo e gás, reservatório e castelo d’água.
O bloco A será composto pelo setor administrativo (sete salas), 12 boxes destinados a lojões de produtos diversos (artesanato, vestuário, embalagens, utensílios domésticos, farmácia, casa lotérica, entre outros), e dois espaços destinados a unidades bancárias, totalizando 1.470,30 m².

Com 3.637,58 m² de área a ser construída, o segundo bloco (B) será destinado ao setor de varejo (produtos agrícolas) com 36 boxes destinados ao mercado do produtor e 55 boxes varejistas, todos eles com 12,00 m² de área. Além dos boxes, serão construídas 54 pedras para varejistas, que somam 548,90 m² e quatro banheiros masculinos e quatro femininos, sendo que, metade serão específicos para pessoas com mobilidade reduzida.

Destinado ao setor de atacado, o bloco C será o maior de todos, com área equivalente a 4.501,10 m² e comportará 61 boxes para frutas, legumes e hortaliças, 24 boxes para grãos, raízes e tubérculos, 25 boxes para açougue (carne bovina, suína, frango e pescado), todos eles com espaço de 24,00 m² e seis banheiros masculinos e femininos, dois, exclusivos a pessoas com necessidades especiais.

A Praça de Alimentação possuirá uma área de 867,18 m², com espaço para sete restaurantes e/ou lanchonetes, cada um com 24,00 m², sopão com área de 101,94 m², área de circulação, quatro banheiros masculino e feminino, sendo dois específicos às pessoas com dificuldades de locomoção.

Modernização
Para o Secretário da Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra será um marco em construções dessa natureza no interior do Estado. “O governador Jackson Barreto compreende a importância de Itabaiana enquanto produtor e distribuidor dos mais diversos tipos de alimentos e, nada mais justo do que construir uma unidade do CEASA em um dos municípios que mais se desenvolvem economicamente no Estado, possui a maior feira livre do interior e é referência no comércio de atacado e varejo”, explica.

Ele ressalta que essa obra se somará a um conjunto de ações desenvolvidas na região. “Nunca um gestor estadual investiu tanto e nas mais diversas áreas, na mais famosa cidade serrana do estado. Ao lado da Rota do Agreste (Rodovia que ligará a BR 235 à 101 passando pelos municípios de Itabaiana, Areia Branca, São Cristóvão e Itaporanga D’ajuda), o futuro CEASA já se configura como uma das mais modernas e importantes obras que dimamizará a economia e o progresso de toda a região”, enfatiza.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.