Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 30/06/2016
Governo reforma Terminal Rodoviário de Aquidabã
Fotos
Objetivando proporcionar o bem-estar aos usuários do transporte público, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) está concluindo a revitalização do Terminal Rodoviário de Aquidabã, a 98 km de Aracaju.

Com investimentos no valor de R$ 537.420,49, oriundos do Sergipe Cidades, programa que é fruto da exitosa parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado, a obra consiste na reforma e ampliação do maior ponto de convergência de transporte público no território Médio Sertão Sergipano.

A reforma
Com 2.085 m² de área, o terminal possui em suas dependências internas, três guichês, uma lanchonete, uma sala administrativa, um almoxarifado, sanitários masculino e feminino (ambos preparados para deficientes físicos).

Os serviços compreenderam a implantação de estrutura pré-moldada com cobertura de telha em fibrocimento e calhas com chapa em aço galvanizado, revestimento cerâmico no piso e paredes, aplicação de piso em alta resistência, piso cimentado desempolado, piso tátil, rampas de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção e forro em PVC.

Também foram feitas as substituições das nove portas das dependências, implantação de janelas em alumínio, construção de três bancos de espera com capacidade para 45 pessoas, substituição das instalações hidráulicas, implantação de caixa d'água com capacidade de 1000 litros, construção de fossa séptica co filtro anaeróbico e tanque estanque, além de rebaixamento do lençol freático.

A iluminação merece destaque tendo sido instaladas uma luminária de duas pétalas, quatro luminárias de quatro pétalas, três arandelas com foco único, três luminárias de emergência, cinco tipo Plafon, seis prismáticas e 15 luminárias de sobrepor com divisor, além da substituição de toda a rede elétrica e instalação contra incêndio, incluindo extintor de pó químico, de água e placa sinalizadora.

Na área externa da edificação foi realizada a pavimentação em paralelepípedo sobre colchão de areia, construídos dois quiosques, quatro plataformas para ônibus, seis vagas de estacionamento, sendo uma para deficiente, além de sinalização vertical e horizontal.

Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a reforma é uma expressiva contribuição do Governo do Estado para o bem-estar da população. “Aquidabã é uma cidade polo no território e de convergência para algumas cidades do Baixo São Francisco, Alto Sertão e Leste Sergipano, sendo que os usuários do transporte público necessitam de um espaço moderno e que lhes ofereça conforto. Ao realizar esta intervenção o Governo de Sergipe demonstra sua preocupação em propiciar segurança e comodidade aos viajantes”, declara.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.