Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 03/12/2012
Urbanização de canal altera rotina de moradores no Santos Dumont
Na obra, o Governo do Estado investiu mais de R$ 3 milhões
Fotos
O revestimento do canal e a urbanização das áreas próximas na Avenida Juscelino Kubitschek mudou a rotina dos moradores da Rua Benjamim Constant e dos loteamentos Bahamas e São José no bairro Santos Dumont. O local, que antes era fonte de problemas, foi transformado pela Secretaria de Infraestrutura, via Cehop, em espaço de lazer. Na obra, o Governo do Estado investiu mais de R$ 3 milhões.

Os serviços foram realizados em duas etapas. Inicialmente foram revestidos com placas de concreto armado os 800 metros do canal e construídas duas galerias subterrâneas que escoam a água oriunda das ruas Efrem Fernando Fontes, São Francisco, e da Avenida Juscelino Kubitschek (antiga Visconde de Maracaju).

Além disso, o Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER), vinculado à Seinfra, fez reparos na base da estrutura da Avenida Benjamin Constant, recuperando o pavimento e colocando mais de 400 toneladas de asfalto e sinalização, proporcionando conforto e segurança para todos os usuários da via.

Já na segunda etapa foram implantados: um passeio com 3.209m² todo em concreto desempolado, grama, 640m de defensas metálicas nas margens do canal, 320m de ciclovia, 28 bancos e Iluminação pública com 10 postes de 4 pétalas (cada).

O secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, reconheceu que há muito tempo à comunidade cobrava o revestimento do canal, mas o Governo fez além do solicitado. “A Prefeitura de Aracaju urbanizou o Bahamas e o São José, e agora o governador Marcelo Déda reveste o canal e urbaniza suas margens transformando uma área que antes era motivo de revolta em um espaço de lazer e práticas esportivas, melhorando a qualidade de vida dos moradores”.

A euforia dos moradores pela transformação do espaço é tamanha que eles estão chamado de “13 da Visconde de Maracaju” ou “ 14 de Julho” , numa alusão ao Calçadão da Praia 13 de julho, na zona Sul de Aracaju. Os que possuem comércio próximo ao local onde foi realizada a obra, comentam o aumento do número de clientes.

Gilmar da Silva Fonseca, morador do bairro Santos Dumont, que tem uma barraca de caldo de cana, diz que ficou ótimo. “Agora que foi feito esse pavimento, ficou uma beleza. Se você chegar aqui às 5h da manhã, é gente demais caminhando, e à noite a partir das 17h. Com esse fluxo de pessoas deu até para aumentar a frequência de clientes. Quero até parabenizar o secretário, Valmor Barbosa pela iniciativa.

O comerciante também lembrou que a obra foi uma promessa do governador Marcelo Déda quando fez uma visita à comunidade: “Eu lembro que o governador tinha passado e prometeu realizar esta obra e realmente o fez. E olhe que não foi em um período longo. Numa média de dois anos ele iniciou e concluiu. Parabéns ao pessoal da Seinfra”.

Após demonstrar a satisfação e a gratidão dele pelo novo espaço de lazer, Gilmar recordou os transtornos que passava em época de chuva, “Eu sou praticamente fundador daqui, vi desde o início e posso dizer que antes aqui era horrível, não passava nada. Na minha casa mesmo já tive que colocar os objetos para cima, porque encheu tudo, quase perdi máquina e geladeira”, desabafou.

Outro comerciante que diz que foi até “aventureiro” por investir em um comércio naquele local quando a obra ainda estava no início, foi Gilberto dos Santos: “A minha calçada não estava nem pronta, me arrisquei em alugar esse ambiente e colocar meu comércio aqui. Hoje está realmente com outra cara. Eu até já aluguei mais dois imóveis aqui próximos. Posso até dizer que esse bairro ficou com outra presença”.
Já Mariano Calvacante, 47 anos, disse “aqui era uma bagaçada, era tudo um mangue. Agora está decente, ficou bom para todos os moradores daqui, até mesmo os que só frequentam como eu. À noite isso aqui só você vendo, é criança brincando, pessoal fazendo caminhada. Posso até dizer que aqui é a 14 de julho, está decente mesmo. O pessoal daqui só comenta agora sobre essa obra”.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.