Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 20/06/2016
Governo conclui recuperação de ponte no Conjunto Augusto Franco
Fotos
Dinamizar a mobilidade urbana dos sergipanos, proporcionando-lhes segurança no exercício do ir e vir tem sido uma das prioridades adotadas e executadas não apenas no interior, mas principalmente em diversos pontos da capital pelo Governo de Sergipe, que, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE),concluiu a recuperação da ponte na Avenida Heráclito Rollemberg no Conjunto Augusto Franco.

Localizada em uma das principais vias expressas da capital, precisamente na divisa dos conjuntos Orlando Dantas e Augusto Franco, a ponte possui 51 metros de extensão por 24 de largura, sendo um dos acessos mais importantes para a Zona de Expansão e região das praias, e, por onde diariamente transitam milhares de veículos e dezenas de linhas de ônibus que interligam vários bairros da capital.

Os serviços
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços compreenderam a recuperação de toda a estrutura.“Nos oito blocos que comportam os 32 pilares de sustentação foram realizados a escarificação das estacas para aderência do novo concreto, injeção de epoxi nas trincas e injeção com graute (espécie de concreto indicado para o preenchimento de espaços vazios) que além de solidificar a armadura, aumenta a capacidade de resistência da ponte”, explica.

Ele detalha outros procedimentos adotados na recuperação. “Fizemos o tratamento nas ferragens dos dois guarda-corpos, substituímos todas as placas de concreto em ambos os passeios e, a fim de garantir maior durabilidade embaixo do vão central, realizamos a pintura de estucamento, o que além de proteger, tampa a porosidade do concreto na ponte e, concluímos os serviços com a pintura geral”, exemplifica.

Valmor Barbosa acrescenta que ações dessa natureza vem sendo executadas com frequência. “O governador Jackson Barreto reconhece a importância desse tipo de intervenção e não tem poupado esforços para realizá-las. Nesta obra foram investidos R$ 258.957,40 além de mais de R$ 1,5 milhão na recuperação das pontes sobre o Rio do Sal no bairro Lamarão e sobre o Rio Poxim no bairro São Conrado, sem contar nas manutenções periódicas que são feitas na ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, Joel Silveira e Gilberto Amado”, ressalta.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.