Quarta-feira, 24 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 14/06/2016
Governo do Estado inaugura reforma de escola na Zona Norte de Aracaju
Fotos
No final da manhã da sexta-feira, 10, acompanhado por parlamentares estaduais e federais, Secretários de Estado, diversas autoridades, além de moradores da região, o Governador Jackson Barreto inaugurou a reforma e ampliação da Escola Estadual desembargador João Bosco de Andrade Lima.

Localizada na Avenida Centenário, no Conjunto Assis Chateaubriand (Bugio) na Zona Norte de Aracaju, a escola que tem 34 anos de construída, atende a crianças e adolescentes do ensino fundamental, passou por uma completa reforma e ampliação, seguindo os padrões, modernos implantados pelo Governo Estadual nas unidades de ensino dos 75 municípios sergipanos.

Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), a obra recebeu R$ 759.558,59 em investimentos, cujos serviços de revitalização transformaram para melhor os 1.201,56 m² de área da unidade educacional.

A reforma
Em toda a área interna foram realizadas a revisão e substituição de forro em PVC, aplicação de piso de alta resistência, assentamento de revestimento cerâmico nas paredes das salas de aula, copa e cozinha, banheiros, áreas de circulação revisão de instalações elétricas e hidrossanitárias, com substituição de louças e metais, além da instalação preventiva de combate a incêndio e construção da casa de gás.

Também foram reconstruídos os muros em todo o entorno da escola, revisão e substituição de das esquadrias de madeira e alumínio, implantação de grades de segurança nas janelas e em algumas portas, recuperação de pisos nas áreas externas, pavimentação granítica no estacionamento e implantação de novas lousas nas oito salas de aula.

Composto por secretaria, sala de direção e professores, arquivo, laboratório de ciências e informática e biblioteca, o bloco administrativo teve suas dependências ampliadas e recebeu equipamentos modernos, sendo que para proporcionar conforto aos alunos, a biblioteca e o laboratório de informática foram climatizados.

Acessibilidade
Fator primordial nas edificações, as normas de acessibilidade foram rigorosamente respeitadas, tendo sido construídas rampas de acesso na entrada da escola e nas saídas para as áreas externas, adaptação para pessoas com dificuldade de locomoção em banheiros de ambos os sexos, implantação de placas indicativas e em braile em todas as dependências da unidade, além de um mapa em braile de toda a escola instalado após o portão principal, assegurando às pessoas com mobilidade reduzida a se situarem assim que adentrar na escola.

Autoestima elevada
Para o Governador Jackson Barreto, o momento é muito mais importante do que se parece. “Não se trata de uma simples reforma, mas de atender uma antiga reivindicação dos alunos, professores e até do próprio Sindicato dos Professores. Esta escola possui quase 300 alunos entre crianças e adolescentes e vê-la reformada dessa forma é uma satisfação muito grande, pois constatamos a autoestima elevada da comunidade. Quando investimos na educação, investimos no cidadão. A crise vai passar, mas a educação não pode parar”, ressaltou.

Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o compromisso firmado com a educação vem sendo cumprindo à risca. “O governador Jackson Barreto desenvolveu um planejamento de reformar todas as escolas do Estado, e, nos últimos meses temos inaugurado reformas e ampliações frequentemente, sem contar nas novas construções de escolas profissionalizante já entregues e em fase de conclusão. Mais do que edificar obras, o Governo de Sergipe tem construído unidades escolares com padrão de qualidade, cujo objetivo maior é proporcionar melhorias no processo de ensino aprendizagem”, afirmou.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.