Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 14/06/2016
Jackson Barreto entrega 28 casas em povoado de Capela
Fotos
A vida de 28 famílias do povoado Pirunga, no município de Capela, a 54 km de Aracaju iniciou um novo ciclo de prosperidade desde a tarde da última sexta-feira, 10. Com recursos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS) e da Caixa Econômica Federal, o governador Jackson Barreto entregou o conjunto habitacional Iolando de Araújo Leite, situado às margens da Rodovia SE- 339, a 2 km da BR 101 e a 12 km da sede do município.

Com investimentos na ordem de R$ 1.137.793,37, sendo R$ 572.072,74 de contrapartida do Governo Estadual, as 28 unidades residenciais foram construídas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra).

Composto por 28 casas de 41,68 m², distribuídas entre as ruas Manoel Caetano e Antonio Victor dos Santos, a infraestrutura do mais novo conjunto habitacional do Estado foi dotada de serviço de iluminação pública, pavimentação granítica e implantação de meio-fio, passeio em concreto simples desempolado, sistema de abastecimento de água e de tratamento individual de esgoto, além de serviços de drenagem.

Emoção
Com a voz embargada, o Governador Jackson Barreto não conseguiu disfarçar a satisfação. “Me senti bastante emocionado ao chegar aqui e ver a beleza dessas casas. Esse conjunto tem uma história diferenciada porque há anos atrás passei por aqui e vi diversas casas de taipa as margens da rodovia, tirei fotografias e marquei um café da manhã com o nosso saudoso Marcelo Déda. Falei para ele sobre a situação insalubre dessas famílias e que o governo tinha de tomar providências. Ele concordou e assim que conseguimos os recursos demos início às obras”, revelou.

Ele acrescentou que o apoio da gestão municipal foi importante para a realização da obra. “O olhar do gestor tem de ser para todos, mas o primeiro para os mais pobres e é isso que o nosso governo tem buscado fazer. As obras foram iniciadas no final da outra gestão municipal e o prefeito Ezequiel Leite deu continuidade e fez a parte que compete ao município e isso é trabalhar para o povo, pois, o sonho quando é junto se torna realidade e o povo de Capela merece muito mais”, declarou.

Para o prefeito Ezequiel Leite, a sensação é de muita alegria. “Pirunga é o maior povoado de Capela, possui quase cinco mil habitantes e a entrega dessas casas é o início de um novo tempo para estas 28 famílias carentes que sairão do aluguel, do sofrimento e de condições insalubres. Já temos projetos aprovados nos programas de habitação do Governo Federal e, futuramente nos terrenos ao lado deste conjunto habitacional edificaremos mais 168 casas, dando dignidade às dezenas de famílias que residem em péssimas condições”, ressaltou.

Outra vida
Moradora da casa de número 9 da Rua Manoel Caetano, Fernanda Santos Silva diz que a vida da sua família passa a ser outra. “Não tem explicação para o que estou sentindo. Morava com meu marido e meu filho em uma casa de taipa que herdei da minha mãe, mas era praticamente uma sem teto. Hoje, graças ao Governo do Estado sou outra mulher, outra cidadã e isso não tem dinheiro que pague”, enfatizou a dona de casa de 32 anos.

Ao lado do filho Carlyson Vinícius Silva, de 11 anos, Sidney Morais da Conceição, 32 anos, disse que sua vida está recomeçando. “Não tínhamos perspectiva de comprar uma casa, pois o que ganho como autônomo mal dá para sobreviver. Tudo agora mudou, temos um lar, um teto que é nosso e com certeza iremos prosperar. Não temos palavras para agradecer ao governador Jackson Barreto”, afirmou.

Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o conjunto habitacional é mais uma ação do Governo de Sergipe em prol da autoestima dos mais carentes. “A maior satisfação para um pai e uma mãe de família é poder assegurar uma moradia digna para seus filhos e, o Governo do Estado vem se esforçando e colaborando para que centenas de sergipanos possam realizar este sonho. Temos entregues dezenas de unidades habitacionais e outras centenas em construção, o que reafirma o compromisso do governador Jackson Barreto em diminuir o déficit habitacional do estado e garantir mais dignidade às famílias sergipanas mais necessitadas”, frisou.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.