Quarta-feira, 24 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 31/05/2016
Novo mercado de Lagarto já é realidade
Fotos
Mais uma obra do Proinveste torna-se realidade, o Mercado Municipal de Lagarto, está praticamente concluído. Com investimentos na ordem de quase R$ 15 milhões, a reforma e ampliação do mercado municipal de Lagarto, a 71 km de Aracaju segue o cronograma de execução e, muito em breve, a população do município terá à disposição um dos mais modernos mercados edificados do Estado.

Localizado na Rua Laudelino Freire, próximo à principal avenida e a uma das mais importantes praças da cidade, o mercado ocupa uma área construída de 9.510,79 m². Erguido em dois pavimentos, o térreo tem 6.752.40 m² e é dividido em dois setores. Em um, já foi finalizado a construção de 223 boxes onde serão comercializadas carnes variadas e pescados. No outro serão construídos 298 boxes destinados a comercialização de frutas, legumes, verduras e cereais de três modelos diferentes (202 do tipo 1, 81 do tipo 2 e 15 do tipo 3), porém, todos eles possuem prateleiras em metal e depósito internos.

No pavimento superior, onde está sendo realizado o escoramento de vigas e a estrutura dos pilares para o acesso foi feita uma larga rampa coberta. Foi construída a praça de alimentação com 28 lanchonetes, setor administrativo com copa, ponto bancário, posto da guarda municipal, câmara fria, ambulatório, três WC'S masculinos, três femininos e dois infantis, totalizando 2.758.39 m² de área, sem contar que em todo ele, os usuários irão dispor de vista panorâmica da cidade.

Para atender os usuários dos dois módulos, ao todo, foram construídos 12 banheiros masculinos e 10 femininos. Em volta da área externa serão construídos 11 quiosques, estacionamento com 69 vagas para veículos automotores, área para carga e descarga de caminhões, rampas de acessibilidade em todo o entorno, além de projeto paisagístico com implantação de árvores nativas da região.

O projeto paisagístico terá 521 m² de grama nativa, 17 mudas de árvore jerivá e 32 de outras espécies da região, o que além de tornar o espaço mais bonito, proporcionará sombra aos frequentadores.

Acessibilidade, iluminação e segurança
O direito à acessibilidade segue rigorosamente a norma-padrão. Sanitários exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida foram construídos nos três blocos de banheiros. Além da espaçosa rampa ligando os dois pavimentos, em todo o entorno da edificação, bem como no acesso entre um módulo e outro, além da aplicação do piso tátil direcional e de alerta, sem contar nos banheiros específicos em todos os pavimentos.

A iluminação interna conta com luminárias modernas e de alta potência, além de lâmpadas de emergência. Na parte externa, 16 postes de quatro pétalas serão implantados, sendo 8 de 9 metros e 8 de 16 metros, o que dará maior visibilidade à edificação no período noturno.

Para garantir a integridade dos clientes e comerciantes, o sistema de segurança contará com tubulação de incêndio em todo o espaço, instalação de hidrômetros, alerta sonoro, extintores e placas de sinalização distribuídas em todos os corredores dos módulos e pavimentos.

“O mercado está praticamente finalizado, faltando pequenos reparos finais. O novo mercado conta com tudo que há de mais moderno para oferecer qualidade e satisfação para os clientes e comerciantes do município, mais uma obra do Proinveste que vai mudar a vida dos cidadãos. O que falta para finalizar a obra e ser entregue é a construção da câmara frigorifica, finalizada essa parte o mercado já pode ser entregue”, disse Valmor Barbosa, Secretário de Estado de Infraestrutura.

Câmara Frigorifica
Com investimentos na ordem de R$ 1.847.741,90, de recursos estaduais, a câmara frigorífica que está sendo construída, é destinada ao armazenamento de carne bovina, com capacidade de armazenamento para 120 bois.
Os serviços de construção da câmara contemplam: fundação do tipo radier armado com reforço na região dos pilares; superestrutura em concreto armado (laje, pilares e vigas); sistema de refrigeração da câmara frigorífica, que requer a construção de uma câmara frigorífica operando com uma temperatura média de 0ºC (zero grau) a +5ºC para produtos resfriados (carnes); câmara de lixo refrigerada; estrutura de isolamento térmico das paredes, pisos e tetos da Câmara frigorífica e câmara de lixo; impermeabilização de laje com manta asfáltica; calha de drenagem com grelha em aço inox; piso em cerâmica industrial com propriedades antiácida; revestimento cerâmico até o teto e abrigo em grade de ferro para proteção das unidades condensadoras.

Para atender a legislação vigente da ANVISA e garantir a qualidade no processamento e manuseio do produto, serão instalados equipamentos em aço inox para higiene pessoal e de utensílios lava botas, lavador de avental, esterilizador de facas e lavatório com acionamento pelo joelho.

Além disso, os manuseios das peças de carne bovina deverão ser feitos por sistema de trilhagem aérea em aço 1021 ASA, composto de tendal de embarque ou recepção; tendal de estocagem dentro da câmara e sistemas de trilhos para deslocamento das mesmas por toda a área onde se fizer necessária, conforme projeto.

Serão implantadas ainda, amplas bancadas em aço inox, com largura de 1,60m a serem instaladas na sala de processamento de carnes, para finalizar, será realizada pintura externa em tinta PVA látex com emassamento.

“Essa câmara fria requer todos os cuidados para que não haja contaminação nos alimentos e que seja garantida a qualidade das carnes ofertadas no mercado. Seguindo orientação da Vigilância Sanitária o projeto contempla além da área da câmara fria, áreas específicas para lixo refrigerado, higienização, desossa e processamento das carnes, sanitários e vestiários para funcionários. Estamos seguindo a risca todas as orientações, pois temos a responsabilidade de oferecer o que há de melhor para população beneficiada. É uma obra que além de melhorar a economia do município trará mais saúde e higiene para os produtos aqui comercializados”, concluiu Valmor Barbosa.

Por: Amanda Melo/ Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.