Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 29/04/2016
Valmor Barbosa é homenageado nos 50 anos da CEHOP
Fotos
A manhã desta quinta-feira, 28, foi de muita comemoração para os servidores e pessoas importantes homenageadas que fizeram parte dos 50 anos de fundação da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). A solenidade de comemoração foi realizada na sede da Companhia.

O Secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, recebeu homenagens da empresa vinculada s Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (SEINFRA). “Valmor Barbosa é um homem que se dedica ap serviço público com muita competência. Sou muito feliz e gratificado com o trabalho da CEHOP, no qual Valmor Barbosa, e Caetano Quaranta não mediram esforços para fazer de uma empresa que estava no vermelho, hoje ser uma empresa responsável por grandes obras no nosso Estado. Esse esforço, veio também da competência e dedicação dos que trabalham nesta casa”, disse Jackson Barreto em seu discurso.

“Precisávamos mostrar que esta empresa é capaz. Quando convidei Caetano Quaranta, com o aval do Governador, sabia da sua capacidade, mas ele fez muito mais. A Cehop hoje é uma empresa que desenvolve projetos, orçamentos importantes para buscarmos recursos que muitas vezes se materializa nas obras espalhadas pelo nosso Estado. E isso só foi possível com essa visão conjunta, visão de melhora e visão de que todos os servidores desta empresa podiam trabalhar para essa melhora. Estamos de parabéns, pois, o resultado reflete em obras que vão ficar por várias gerações”, acentuou Valmor Barbosa.

O presidente da Cehop, Caetano Quaranta, afirmou que a Companhia é a responsável pela construção de mais de 56 mil casas populares em Sergipe, tendo sido a executora da política habitacional do Estado nos últimos 50 anos. Além da construção de casas populares, ele informou que a empresa tem em seu currículo a construção de obras importantes, a exemplo dos mercados Thales Ferraz e Albano Franco, Teatro Tobias Barreto, Arena Batistão, anel viário do aeroporto, Parque Tecnológico de Sergipe, hospitais na capital e interior, reforma e construção de escolas, projetos de irrigação, penitenciárias e cadeias públicas, dentre várias outras construções.

De acordo com Caetano Quaranta, ao assumir o comando da empresa em 2014, atendendo ao convite do secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, e sob a aprovação do governador, ele aceitou o desafio de tirar a companhia da crise em que se encontrava. Com o apoio dos funcionários e do governador, Quaranta disse que reequilibrou as finanças da empresa, renegociou as dívidas dos mutuários e mostrou a importância da companhia para o desenvolvimento do Estado. “Conclamo os funcionários a continuarmos trabalhando para manter a empresa equilibrada e executando os projetos e as obras públicas de interesse da população. Tenho muita satisfação de 28 anos dos meus serviços ser prestados para esta empresa”, salientou.

Servidora a 28 anos da empresa, Ana Amélia compartilha do mesmo sentimento do presidente. “É uma felicidade trabalhar como engenheira nessa empresa, sou muita agradecida ao presidente da empresa e a Valmor que reergueu a empresa, e nós funcionários estamos aqui para fazer dessa empresa cada vez melhor, oferecendo nosso melhor trabalho para atender a demanda do governo e poder retribuir isso nas necessidades da população é um orgulho trabalhar na Cehop”, afirmou a engenheira.

Histórico
Em 1966, no governo de Sebastião Celso de Carvalho, quando o Estado começava a preocupar-se com o crescente déficit habitacional, surgia a Companhia de Habitação Popular de Sergipe (Cohab). A missão do novo órgão era promover acesso moradia à população de baixa renda. Caberia à Cohab administrar no Estado o Sistema Financeiro de Habitação, sustentado pelo Banco Nacional de Habitação (BNH). A partir dessa integração foram contraídos empréstimos para a construção de conjuntos habitacionais. A Cohab foi formada como uma empresa de economia mista, com recursos do governo e da iniciativa privada.

Coube ao primeiro presidente da empresa, Monsenhor José Curvelo Soares, a missão de construir e comercializar habitações populares, especialmente para as famílias com renda de até 03 salários mínimos. Para ampliar o espectro de suas ações, atendendo faixas acima da prevista, mudou-se sua razão social. Em 10/03/1982 passou a chamar-se Companhia de Habitação de Sergipe.

Em abril de 1999, ocorreu a grande transformação na missão da Empresa. Em decorrência de reforma administrativa, a empresa assumiu as atividades do Departamento de Edificações Públicas (DEP), ganhando assim, uma nova denominação, Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas - Cehop, integrando a Secretaria de Estado de Obras Públicas, hoje Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra). Assim, a Empresa assumia dois universos de negócios, o habitacional e obras públicas.

Durante 50 anos de existência, a Cehop realizou um grande número de projetos e obras nas áreas de habitação, construindo conjuntos habitacionais para a população de baixa renda, como em projetos e obras de infraestrutura, bem como construção, reforma, manutenção e ampliação de edifícios e obras públicas, além de outras atividades de engenharia civil.

A Cehop construiu 56.188 unidades habitacionais, sendo 20.595 em Aracaju, 22.162 na Grande Aracaju e 13.431 no Interior, distribuídos em mais de 40 municípios do Estado de Sergipe. Também construiu obras fundamentais para o desenvolvimento do estado.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.