Quarta-feira, 24 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 15/04/2016
40 trabalhadores dão celeridade às obras do novo Terminal Pesqueiro
Fotos
Quem navega pelo Rio Sergipe nas imediações dos mercados centrais, pode ver dezenas de trabalhadores entre armadores, carpinteiros, mestre de obras, operadores de bate-estacas, pedreiros, serventes e soldadores dando forma a uma das obras que se tornará um divisor de águas para a cultura e a economia da pesca sergipana: o novo Terminal Pesqueiro de Aracaju.

Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), a obra está localizada na Avenida Otoniel Dórea, nas proximidades da região dos mercados centrais da capital e tem investimentos do Governo Federal no valor de R$ 7.290.032,10, com 1.256,22 m² de área construída.

Os serviços
Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, diariamente 40 profissionais se revezam entre diversas atividades. “No que corresponde à estrutura em terra firme, boa parte das estacas já foram cravadas e está sendo realizada a confecção das formas junto às ferragens para fazer a concretagem das sapatas, que posteriormente receberão alvenaria”, detalha.

Ele ressalta que paralelamente a este serviço, outros operários trabalham na parte da edificação que avançará cinco metros às margens do Rio Sergipe. “O trapiche para receber os outros perfis de aço está sendo finalizado. Uma parte das estacas no rio já foram cravadas e os profissionais estão concluindo os serviços das restantes, a fim de que o vigamento das fundações seja iniciado o quanto antes, para que então possa ser edificado o cais de atracação que terá 632 m².”, explica.

Valmor Barbosa acrescenta que apesar de algumas intempéries, o ritmo da obra segue o cronograma. “Como é do conhecimento geral, a maré do mês de março é a mais intensa do ano, o que obrigatoriamente diminui a execução de alguns serviços específicos, sem contar que na área em que está sendo construído o novo terminal a correnteza leva uma grande quantidade de entulhos jogados no rio, sendo necessário a retirada. Ainda assim, outros trabalhos foram adiantados e o andamento das atividades tem sido satisfatório”, frisa.

O novo terminal
A edificação do novo terminal será em dois níveis e composta de um espaço administrativo com lobby, lanchonete, cozinha, sala de reunião, salas administrativas, sanitários e sala para treinamento.

Para o tratamento e distribuição de pescado e frutos do mar, a estrutura terá um cais de atracação composto por recepção, áreas de seleção, beneficiamento e comercialização dos produtos, salas de higienização de equipamentos, depósito, recepção e controle, depósito de caixas limpas, higienização e embalagem, câmaras frigoríficas, silo de gelo, câmara de espera, depósito de resíduos e casa de máquinas, dentro das determinações estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

Completando as dependências essenciais, o espaço interno ainda terá uma sala de higienização, vestiários e sanitários para funcionários e tripulação, rampas e elevador de acesso, além de uma estação de tratamento de esgoto.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.