Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 12/04/2016
Obras na Avenida Tancredo Campos estão em fase de conclusão
Fotos
Criar alternativas para a melhoria da mobilidade urbana de Aracaju por meio de duplicação e construção de novos corredores viários tem sido ações executadas com frequência nos últimos meses pelo Executivo Estadual. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/SE), o Governo de Sergipe está finalizando os serviços do sistema viário no bairro Industrial, incluindo o loteamento Santa Tereza e adjacências.

Com recursos provenientes do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) no valor de R$ 20.250.137,53, a obra é dividida em três trechos, sendo eles: a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, o binário da Avenida Euclides Figueiredo e Avenida Tancredo Campos, esta última com a substituição do emissário de esgoto e a urbanização da Avenida João Rodrigues.

Avenida Tancredo Campos
As obras na Avenida Tancredo Campos correspondem ao alargamento em toda a sua extensão, compreendendo 1.378 metros nos quais serão aplicados 86 toneladas de pavimentação asfáltica e 3.131 metros de meio-fio na via que se tornará de mão dupla e terá nove metros de pista de rolamento.

Para facilitar o ir e vir dos pedestres, está sendo concluída uma ciclovia em concreto pigmentado com 3.097,16 m² de extensão e 2,5 metros de largura, além de 140 m² de passeio em concreto desempolado com 2,5 metros de largura, e ainda implantadas rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e aplicados 60,50 m² de piso tátil.

Completando os serviços, no início da avenida será construído um pequeno canteiro e ainda implantados guarda-corpo metálico, placa de sinalização refletiva, semi-pórtico para sinalização rodoviária e aplicada pintura em termoplástico nas faixas.

Outro serviço elementar e diferenciado na avenida foi o remanejamento do emissário de esgoto e a cobertura do canal que corta toda a avenida, com 2,40 metros de largura e 1 metro de profundidade, o que já deixou a via com aspecto completamente diferente e já contribui para a saúde e o bem-estar dos moradores.

Novo conceito
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, o benefício da obra é imensurável. “O Governo do Estado vem implantando um novo conceito de mobilidade urbana na capital sem precedentes. Além do novo sistema viário no entorno do aeroporto entregue no ano passado, seguem a todo vapor os serviços de melhoramento do sistema viário no Centro Administrativo, bem como a nova entrada de Aracaju pela Avenida Santa Gleide e a interligação da Avenida Rio de Janeiro com a Avenida Gasoduto. Uma vez concluídas essas obras no bairro Industrial, a qualidade de vida de milhares de famílias residentes será elevada e o trânsito na região melhorará significativamente”, afirma.

Ele acrescenta que apesar dos transtornos ocasionados pelas chuvas dos últimos meses, os serviços estão em fase de conclusão. “O andamento da obra já corresponde a 84%. Toda a parte elevada do canal foi retirada e realizada a cobertura. Os serviços na ciclovia receberão os retoques finais e, em toda a via foi feito o rebaixamento, imprimação e está sendo aplicada a camada de sub-base, para em seguida a base e, posteriormente o asfalto. Concluídos os trabalhos nesta avenida, o próximo passo é a urbanização da Avenida João Rodrigues e por fim, a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo”, explica.

Mudanças
Moradora há 36 anos da residência de número 731 na avenida, Cleide Mary de Jesus se diz contente com as obras. “Isso aqui era muito ruim quando chovia, só o fato de consertar e cobrir o canal já valeu a pena. Com ciclovia, pista larga e calçada certinha, aí é que vai ficar ainda melhor”, declara a dona de casa de 58 anos.

Também dona de casa e residente na via, Rose Marry dos Santos, 36 anos, não esconde a satisfação. “Já dá para ver que a avenida está mudada, todo mundo aqui está gostando e pelo visto vai ficar muito bonita”, avalia.

Residindo em uma rua paralela à avenida, Maria do Carmo Mota Silva, não vê a hora dos serviços ficarem concluídos. “Além de trafegar por aqui quatro vezes ao dia, faço caminhada nos fins de tarde, com calçada para nós pedestres e pistas para carros e bicicletas, vai ser muito mais tranquilo. Que fique pronta o quanto antes”, comenta.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.