Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 06/04/2016
Obras da interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto seguem a todo vapor
Fotos
Quem transita pela Avenida Tancredo Neves, na Zona Oeste de Aracaju já pode constatar que a obra de interligação da Avenida Rio de Janeiro com a Avenida Gasoduto toma forma a cada dia. Dos nove blocos de pilares que sustentarão a alça do viaduto entre a Avenida Tancredo Neves e o prolongamento da Avenida Rio de Janeiro, dois se encontram parcialmente e quatro foram totalmente concretados.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (DER/SE), a obra cujos investimentos no valor de R$ 40.184.425,70 (dos quais R$ 18.295.209, são destinados a desapropriações de áreas) oriundos do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), será uma das maiores contribuições para o avanço da mobilidade urbana da capital realizadas pelo Executivo Estadual.

Agilidade
Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços seguem o cronograma previsto. “Das 150 estacas metálicas referentes à sustentação da alça do viaduto, 84 já foram cravadas, o que corresponde a mais de 50%, e, como o canteiro de obras dispõe de dois bate-estacas, o cravamento das restantes será concluído em breve. Além disso, o primeiro berço de viga já está parcialmente concretado e o gabarito (instrumento que serve de molde) do segundo berço encontra-se em execução”, exemplifica.

Ele acrescenta que outros serviços estão sendo realizados simultaneamente. “Diariamente 80 profissionais se dividem entre os trabalhos do rebaixamento do lençol freático, fabricação de vigas e na montagem das estruturas de cibramento para execução das travessas, o que garante mais agilidade à obra”, detalha.

Valmor Barbosa diz ainda que nos próximos dias novos serviços serão iniciados. “A Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) já começou o remanejamento da tubulação da adutora que passa pelo local, e, uma vez concluída, será a vez de remanejar a tubulação de gás, o que garantirá mais agilidade à execução da obra. Outro fator importante para o bom andamento dos serviços é o processo de demolição das residências que foram desapropriadas. Com essas áreas livres serão implantadas novas frentes de trabalho em trechos distintos, o que dará celeridade ao ponto inicial da interligação (final da Avenida Rio de Janeiro e Conjunto JK) com o bairro São Conrado”, explica.

Por: Alex Santiago/ Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.