Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 08/03/2016
Secretário Valmor Barbosa, DER e Prefeito de Maruim discutem ações preventivas a enchentes
Fotos
O Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, se reuniu com o prefeito de Maruim Jeferson Santana a fim de discutirem sobre as ações preventivas de enfrentamento às chuvas de inverno.

A força tarefa realizada pelo Governo do Estado por meio da Seinfra e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) acontece há oito anos e tem como finalidade evitar que a sede do município distante 30 km de Aracaju sofra por conta da enchente do Rio Ganhamoroba, fato ocorrido no inverno de 2008.

Os serviços
De acordo com Valmor Barbosa, ao longo dos últimos anos o Executivo Estadual executou diversos serviços. “Para que fatos como o ocorrido em 2008 não se repita, o Governo de Sergipe realizou intervenções estruturais, a exemplo do aumento da calha do rio, edificação de gabiões (muros de pedra cuja finalidade é evitar o transbordamento das águas), levantamento de uma ponte entre a área do mercado municipal e a comunidade do Lanchez, construção de acessos, recapeamento de diversas vias, além de criar um espaço de convivência com passeios, iluminação e urbanização, daquela que foi uma das áreas mais afetadas pela enchente”, detalha.

Ele acrescenta que nas próximas semanas as ações serão iniciadas. “A princípio será feita a coleta de entulhos das ruas e calçadas, desobstrução de bueiros, retirada de lixo dos canais. Feitas estas atividades, executaremos a limpeza das margens e leito do rio, e posteriormente com máquinas e equipamentos específicos faremos a remoção e a dragagem”, explica.

Para o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, o apoio do Estado é crucial no desenvolvimento das ações. “Desde o incidente ocorrido há nove anos o Governo de Sergipe se mostrou sensível e preocupado com a população maruinense e nos dá um apoio irrestrito, uma vez que o município não dispõe de recursos para executar todas essas ações. A Seinfra e o DER tem sido excelentes parceiros, nos reunimos para discutir as ações a serem desenvolvidas antes mesmo do termino do verão e, tão logo seja possível as colocamos em prática a fim de garantir a integridade física dos moradores”, ressalta.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.