Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 16/02/2016
Obras na comunidade Pontal da Barra estão em ritmo avançado
Fotos
Com a intenção de promover a qualidade de vida em todo o estado, o Governo de Sergipe tem executado importantes serviços na área de habitação. É o que acontece, por exemplo, na comunidade Pontal da Barra, situada entre as cidades de Pirambu e Barra dos Coqueiros, onde está sendo construído um conjunto habitacional de 155 casas direcionadas às famílias quilombolas que residem próximo à Rodovia César Franco (SE-100).

Com a parceria do Governo federal, através da Caixa Econômica Federal (CEF), a soma de investimentos para a obra é de R$ 7,6 milhões , sendo que o governo sergipano concedeu uma contrapartida de R$ 3,185.529,39. Responsável pelos serviços de estruturação, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do desenvolvimento Urbano (Seinfra) tem efetuado as atividades com competência e prontidão.

Nas quatro quadras e duas laterais que já tiveram a terraplanagem concluída, já são mais de 50 casas feitas e outas dezenas estão sendo levantadas pelos 39 operários que atuam na localidade, dividida em Pontal da Barra 1, 2 e 3. Cada moradia é composta por uma sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço e possuirá piso de ótima qualidade, cerâmica no banheiro e cozinha e um tanque na área de serviço.

Com o início da instalação da tubulação de esgoto, a porcentagem de serviços de infraestrutura concluídos já chega a 30 %. O conjunto ainda contará com um sistema de abastecimento de água e tratamento do esgoto. Além disso, será construída uma praça e as ruas ganharão pavimentação granítica.

Direito assegurado
O Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano , Valmor Barbosa diz que o Governo de Sergipe cumpre uma importante função social com a realização do conjunto. “Comprometer-se com a garantia de direitos básicos como uma moradia de qualidade é a prova de que o governo tem trabalhado para melhorar a vida dos que mais necessitam. É muito gratificante ver que a comunidade do Pontal da Barra, após essa obra viverá com mais dignidade e a autoestima elevada”, comenta.

Nova realidade
Muito alegre com o progresso dos trabalhos, Jocilene Trindade, 27 anos, acredita que as novas casas vão assegurar a saúde de seus dois filhos e lhes garantir mais conforto. “Ter um banheiro em casa e acesso ao saneamento básico são coisas novas para mim e que me tranquilizam, pois meus filhos estarão agora mais protegidos de doenças, sem falar no benefício de ter água limpa e luz”, enfatiza.

Representante da comunidade quilombola do Pontal da Barra, Robério Manoel da Silva fala que os habitantes veem os serviços desempenhados pelo Governo de Sergipe com muito otimismo. “A construção deste ambiente diferenciado é motivo de grande satisfação para nós, antes sofríamos muito com as cheias do Rio Japaratuba e agora temos uma perspectiva de estabilidade e segurança”, observa , ressaltando também que a conquista da obra fortalece a identidade quilombola dentre as 155 famílias a serem contempladas com as casas.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.