Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 01/02/2016
Moradores de povoado Altos Verdes comemoram reforma de praça pelo Governo do Estado
Fotos
Local que reflete a identidade de quem habita o seu entorno e proximidades, as praças são espaços nas quais a construção de ideias políticas, culturais, lúdicas e sociais tomam forma e se desdobram em ações para a evolução da sociedade. Em todos os oito territórios, o Governo de Sergipe tem investido na construção e reforma desse tipo de logradouro, modificando as paisagens urbanas e melhorando a qualidade de vida dos munícipes.

Com investimentos no valor de R$ 458.831,13, provenientes do Sergipe Cidades, programa resultado da exitosa parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Executivo Estadual, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) executou a reforma e urbanização da principal praça do Povoado Altos Verdes, no município de Carira, a 118 km de Aracaju.

A obra
Com área total de 4.356,35 m², a reforma e urbanização contemplaram a aplicação de 2.543,58 m² de piso em concreto pigmentado, 64 bancos de concreto com encosto, 40 lixeiras, sendo quatro para resíduos específicos, oito postes de quatro pétalas, dois pórticos em concreto e um pergolado em madeira. Respeitando a norma padrão de acessibilidade, seis rampas de acesso foram estrategicamente colocadas no entorno da praça, além de piso direcional.

A fim de tornar o espaço ainda mais agradável, no projeto paisagístico foram implantados 739,75 m² de grama verde esmeralda, diversos tipos de plantas nativas da região, além de mudas de árvores, a exemplo de brasileirinho e mini-palmeiras imperiais. Para garantir o lazer dos usuários, foram construídas seis mesas de concreto com tabuleiro de jogos, cada uma com quatro bancos e um parque infantil com cinco tipos de brinquedos.

Novo lugar
Há 20 anos residindo em Altos Verdes, Varleno Rozendo de Santana, se mostra orgulhoso com a urbanização do local. “Está um lugar muito bonito, mais arejado, os moradores gostaram muito, tanto é que agora vive cheia de gente”, revela o aposentado de 71 anos.

Natural do povoado, Jamerson da Conceição, 17 anos, afirma que a repaginação deixou o espaço melhor do que antes. “Antes a praça era desorganizada, ficou muito bonita, parece um novo lugar e o melhor é que está bem mais freqüentada, principalmente depois da rodovia”, diz o estudante do oitavo ano do ensino fundamental.

Também nascida em Altos Verdes, Joselita Gustavo da Costa, conta que a reforma deu nova vida ao local. “Além de ter ficado mais agradável, movimentou o povoado. Juntando a nova pista e essa praça, parece que estamos em outro lugar, todos os moradores com quem converso ficaram satisfeitos”, afirma a aposentada de 72 anos.

Outras alternativas
Para o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a importância da obra é ampla. “A praça da matriz é o maior ponto de referência da localidade e o lugar de maior concentração dos moradores. Agora passa a ser o cartão de visitas e principal porta de entrada de quem se destina ao povoado pela mais nova rodovia. Isso é uma das maiores contribuições de progresso concedidas pelo governador Jackson Barreto aos habitantes”, frisa.

Ele acrescenta que esse tipo de intervenção urbana reforça a preocupação do Executivo Estadual para com todos os sergipanos. “Quando se realiza obras de natureza, o Governo do Estado cria alternativas de diversão para quem quase não as tinha, impulsiona o desenvolvimento comercial, valoriza os imóveis ali existentes, contribui para a qualidade de vida da população e, acima de tudo, eleva a auto-estima de quem reside distante dos centros urbanos”, reitera.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.