Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 20/01/2016
Obras do maior ginásio poliesportivo de Itabaiana estão adiantadas
Fotos
Nos próximos meses a população da capital do agreste e das cidades circunvizinhas usufruirá do maior espaço de lazer coberto do interior sergipano. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), o Governo de Sergipe está construindo o Ginásio Poliesportivo de Itabaiana, que terá capacidade para 3600 lugares.

Com investimentos na ordem de R$ 13.599.402,40, provenientes do Sergipe Cidades, programa que é fruto da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, a obra será um marco para a massificação da prática de diversos esportes, bem como na contribuição do desenvolvimento humano, social e esportivo dos munícipes.

O Ginásio
Situado entre as ruas Coronel Sebrão, Leandro Maciel e Coronel José Ribeiro, o espaço terá 5.558,67 m² de área construída em um espaço de 21.973,15 m². A edificação consistirá em uma estrutura com 16 pilares em vários níveis, cada um com 12 metros de altura, arquibancadas em 11 níveis com guarda-corpo de proteção e guarda-corpo metálico, piso de alta resistência, de concreto desempolado e de concreto polido, banheiros e vestiários, além de modernos sistemas de água, esgoto, drenagem e incêndio.

A cobertura será em telha de alumínio ondulado e a iluminação será com luminárias industriais sem vidro e alojamento redondo. Traves de futebol de salão, vôlei ball e estruturas de basquete com as respectivas redes serão instaladas, bem como feita a demarcação com dimensões oficiais no piso e rede de proteção.

A área externa será pavimentada com 9.267 m² de bloco intertravado, o estacionamento terá capacidade para 220 veículos, bicicletários, e em todo o entorno, 16 postes de concreto com luminárias de quatro pétalas garantirá a iluminação. O direito a acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção será assegurado com a construção de 16 rampas estrategicamente posicionadas, aplicação de piso táctil e sanitários exclusivos. Já o projeto paisagístico será contemplado com 1.410 unidades de plantas de várias espécies e 3.337 m² de grama verde-esmeralda.

O público e os veículos terão acesso por uma entrada principal, porém serão construídas duas outras para fins específicos.

Serviços adiantados
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, os trabalhos realizados correspondem à execução do cronograma. “80% das fundações receberam vigas boldrame e já foram concluídas, bem como todo o aterro que receberá a camada impermeabilizadora. Diariamente 63 funcionários executam a pavimentação do estacionamento, os serviços de drenagem das águas pluviais e na finalização da concretagem das sapatas e pilares”, detalha.

Ele diz que diversos fatores estão contribuindo para a celeridade da obra. “Todo o material da pavimentação é fabricado no próprio canteiro de obras, o que assegura a qualidade do material empregado e evita e a certeza de que o serviço não será paralisado por eventuais fatores como a falta do produto ou o atraso na entrega. Dentro de 15 dias toda a estrutura básica da quadra e a pavimentação estará concluída”, explica.

Valmor Barbosa acrescenta que o ginásio figurará como uma das mais importantes obras construídas pelo Governo do Estado na cidade serrana. “Todos nós sabemos que o esporte é uma ferramenta de contribuição vital no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Jovens e adultos de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a esse tipo de conquistas, aliadas ao sentimento de cooperação e amizade. E o ginásio não apenas servirá para a prática de várias modalidades esportivas, como também poderá sediar alguns eventos de grande porte que acontecem na cidade”, afirma.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.