Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 15/01/2016
Secretário Valmor Barbosa faz inspeção para a conclusão das obras do Sergipe Tec
Fotos
O Secretário Estadual da Infraestutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, acompanhado pelos diretores-presidentes da Cehop e do SergipeTec, Caetano Quaranta e Manoel Hora, respectivamente, e por engenheiros e técnicos, inspecionou as instalações para a conclusão das obras da nova sede do Sergipe Parque Tecnológico.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), a obra tem investimentos na ordem de R$ 30 milhões, provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além da contrapartida do Executivo Estadual.

Situado na Avenida Marechal Rondon, ao lado do Campus da Universidade Federal de Sergipe, no município de São Cristóvão, o novo parque tecnológico chama a atenção não apenas pela imponência da sua construção, mas principalmente, por agregar elementos ultramodernos voltados para a área da tecnologia e pesquisa que, ajustados às demandas de acadêmicos, pesquisadores e cientistas, possibilitarão melhorias não somente no desenvolvimento de pesquisas, como também nos campos de energias renováveis, biotecnologia, tecnologias da informação e da comunicação.

Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, o novo SergipeTec já é uma realidade para os sergipanos. “O Governo do Estado não mediu esforços para a construção desse novo parque. Foram inúmeras reuniões aqui e em Brasília para conseguirmos viabilizar os investimentos. É uma obra que prima pela excelência em modernidade e funcionalidade a disposição de qualquer empresa do gênero que queira se instalar aqui. Temos a absoluta certeza de que Sergipe está galgando um novo patamar no que se refere a avanços tecnológicos dos mais diversos segmentos e, posteriormente poderá se tornar referência para todo o país”, avalia.

Ele diz que nas próximas semanas os serviços serão finalizados. “Já temos mais de 95% da obra concluída. Diariamente 30 funcionários trabalham no complemento da aplicação de grama do projeto paisagístico, polimento no piso de alta resistência, finalização do forro e das instalações elétricas da passarela que interliga os sete blocos, implantação do elevador, pequenos reparos e complementos na pintura”, explica.

O novo parque tecnológico
Em uma área de 130.00,00 m², a nova sede é composta por sete blocos interligados, dos quais cinco serão destinados à área de estudos. Nos demais funcionarão laboratórios, empresas, incubadoras, biofábrica, um centro vocacional tecnológico (CVT), o Instituto de Análise e Pesquisas Forenses (IAPF), o Centro de pesquisa, Inovação e Difusão Tecnológicas de Sergipe, setor administrativo e dependências essenciais, o que totaliza 41.000,00 m² de área construída, além de 26.000.00,m² de área para novas construções, em que já foram instalados pontos de água, energia e telefone nos lotes que variam entre 1.000 e 2500 m² de área.

Na área externa foi construído um amplo espaço de convivência integrado a um belo projeto paisagístico com 5.000 mudas de diversas espécies nativas, além da preservação de dezenas de árvores existentes, oportunizando aos usuários um espaço de bem-estar diferenciado, com lanchonete e restaurante, além de quatro mil metros de ciclovia que se estende por todo o entorno do parque tecnológico. O local também conta com sinalização vertical e horizontal, além do direito a acessibilidade por meio de diversas rampas, piso tátil direcional e de alerta nas áreas externa e interna. Os estudantes, pesquisadores e visitantes terão à disposição um estacionamento com capacidade para 178 vagas e seis bicicletários, somando 63.000.00 m² de espaço urbanizado.

Sustentatibilidade
O parque tecnológico contará com elementos extremamente modernos e que prezam pela valorização do conceito de sustentabilidade ambiental, a exemplo dos 72 equipamentos fotovoltaicos, instalados nos postes espalhados por toda a área, cuja função é absorver energia solar e iluminar o local em sua totalidade durante a noite. Foram construídos três reservatórios que captarão água da chuva e farão o reuso da água com o objetivo de aproveitá-la em diversas atividades por meio de um moderno sistema de irrigação. O novo SergipeTec conta ainda com uma subestação elétrica abrigada, na qual serão instalados 4 transformadores de 225 KVA.

Outra inovação é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em que uma estrutura de captação da água suja trazida pelos canos de drenagem espalhados pelo parque realizará sua purificação e a despejará em um córrego pluvial nas proximidades, 99,99% livre de impurezas.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.