Quarta-feira, 26 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 07/01/2016
Moradores do Bairro Industrial comemoram construção da segunda etapa da Orla
Fotos
Criar opções de lazer e proporcionar melhores condições de vida para os aracajuanos, independentes da região em que eles habitam tem sido uma prática recorrente do Executivo Estadual. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), o Governo de Sergipe finalizou a construção da segunda etapa da orla do Bairro Industrial, na Zona Norte de Aracaju.

Com recursos na ordem de R$ 3.647.365,70, oriundos do programa Sergipe Infraestrutura via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto de urbanização da orla inicia com a duplicação da Avenida General Calazans, tendo início após a ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros e segue até o entroncamento com a Rua Mário Matiotti – uma importante via de acesso ao Parque da Cidade Governador José Rollemberg Leite.

O que antes era uma rua estreita se transformou em uma avenida duplicadade 400 metros de extensão margeando o Rio Sergipe com pista de rolamento de nove metros de largura, canteiro central com moderno projeto de iluminação pública contendo 12 postes de 16 metros de altura com quatro pétalas cada um e 26 postes decorativos com lâmpadas de vapor mercúrio com 80 watts e projeto paisagístico no qual foram plantados 594,61 m² de grama verde-esmeralda e uma variação de plantas nativas.

Também foi construído estacionamento com 2,5 metros de largura, calçadão variando entre 3 e 5,5 metros, tendo sido aplicado nos seus 400 metros de extensão 56 ícones em granito com símbolos da natureza aquática, muro de contenção, guarda-corpo em madeira e concreto em torno dos 400 metros de extensão, uma rampa de acesso ao rio para pequenas embarcações, 13 bancos de concreto com encosto e implantadas 13 lixeiras de coleta seletiva.

Para garantir um melhor trajeto às pessoas com dificuldades de locomoção foram construídas sete rampas de acesso em pontos estratégicos e aplicado piso tátil e sinalização horizontal, sem contar que sete vagas de estacionamento são exclusivas para idosos e cidadãos com mobilidade reduzida.

Outro lugar
Morador da Rua Curitiba, nas proximidades da orla, Valdir Santos diz que a localidade mudou bastante. “Ficou maravilhoso, é outro lugar, muito mais organizado, limpo, dá gosto ficar aqui. Eu que de vez em quando vinha passar o tempo, agora venho quase todas as tardes e o bom é que toda a comunidade das redondezas está gostando muito”, declara o aposentado de 60 anos.

Residente em um loteamento nas proximidades, o auxiliar de codificador de dados, Roberth de França Santos, 25 anos, conta que a intervenção urbana modificou completamente o espaço. “Há seis anos que acompanho diariamente o monitoramento de pesca aqui nessa área, e, posso afirmar que está 100% melhor. Não dá para citar apenas um item, a urbanização ficou perfeita, não tem como comparar com o que era antes, todos os moradores da região estão satisfeitos”, enfatiza.

Também morador de uma rua próxima a avenida, Fernando Alcântara, não esconde a satisfação com a obra. “Isso aqui era uma rua estreita, feia, escura, cheia de barraquinhas espalhadas, dava desgosto ter uma vista tão bonita do rio ao lado de um lugar esquisito. Está 100% melhor, faço questão de vir todas as tardes aqui para apreciar a paisagem e conversar com meus amigos”, revela o aposentado e pescador de 78 anos.

Transformação
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a intervenção possui vários elementos que a torna grandiosa. “Um quesito fundamental deste projeto foi não somente a construção do muro de contenção em gabião às margens do rio, também a implantação das redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, o que demonstra a preocupação não apenas com o meio ambiente, mas, sobretudo com a saúde e o bem-estar da comunidade.

Ele acrescenta que o Governo do Estado cada vez mais reafirma o compromisso com os aracajuanos. “Em todas as regiões da capital o Executivo Estadual vem realizando obras significativas que têm causado um impacto altamente positivo nos quesitos mobilidade urbana, infraestrutura, saúde e expansão do turismo e, esta obra se destaca porque além de agregar todos estes elementos, eleva a autoestima dos moradores do local”, ressalta.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.