Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 30/12/2015
Serviços preliminares do Terminal Pesqueiro estão sendo iniciados
Fotos
Um antigo sonho de centenas de pescadores, marisqueiras e proprietários de barcos de pesca sergipanos começa a dar os primeiros passos para se tornar realidade. A mobilização no canteiro de obras onde será construído o Terminal Pesqueiro Público de Aracaju teve início na última semana e segue a todo vapor.

Com recursos provenientes do Governo Federal na ordem de R$ 7.290.032,10, o terminal que será situado na Avenida Otoniel Dórea, em frente ao Mercado Antonio Franco terá 1.256,22 m² de área, cuja construção será composta por um espaço administrativo com lobby, lanchonete, cozinha, sala de reunião, salas administrativas, sanitários e sala de aula.

Para o tratamento e distribuição de pescado e frutos do mar, a estrutura contará com o cais de atracação com 632,00 m², áreas para recepção, seleção, beneficiamento e comercialização dos produtos, salas de higienização de equipamentos, depósito, recepção e controle, depósito de caixas limpas, higienização e embalagem, câmaras frigoríficas, silo de gelo, câmara de espera, depósito de resíduos e casa de máquinas, tudo seguido as normas de higiene estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

Completando as dependências essenciais, o espaço interno contará ainda com sala de higienização, vestiários e sanitários para funcionários e tripulação, além de rampas e elevador de acesso, bem como de estação de tratamento de esgoto.

Novo caminho
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a obra terá início antes mesmo do cronograma estabelecido. “Diariamente 12 profissionais executam os serviços para a instalação do escritório e do barracão, bem como na escavação e limpeza do terreno, retirada de contêineres e preparação do solo para a implantação das estacas para as fundações da obra. Nos próximos dias chegarão as 60 estacas de concreto que são fabricadas no estado de Pernambuco e com isso o ritmo do trabalho será acelerado”, explica.

Ele acrescenta que o Terminal Pesqueiro será um marco para cultura da pesca no estado. “A princípio o terminal atenderá a 27 colônias de pescadores, o que corresponde a mais de 12 mil profissionais da Grande Aracaju e região Sul do Estado, que desenvolverão suas atividades com melhorias na estrutura, serviços profissionalizados e aprimoramento na qualidade dos produtos oferecidos, o que resultará não apenas na redução de custos, mas, principalmente no amplio das vendas dos peixes e pescados para grandes varejistas dentro e até fora de Sergipe”, avalia.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.