Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 11/12/2015
Secretário Valmor Barbosa visita obras na capital
Fotos
Na manhã da quarta-feira, 9, o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, acompanhado por sua equipe, visitou o andamento de algumas obras na capital sergipana.

Foram visitadas três obras: a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, o alargamento da Avenida Tancredo Campos e as 580 unidades habitacionais do Porto D’anta. “São obras de grande importância para mobilidade urbana da nossa capital, e estamos acompanhando de perto o andamento delas para entregá-las o quanto antes para população”, explica Valmor Barbosa ao fazer a visita.

Avenidas Tancredo Campos e Euclides Figueiredo
Com recursos provenientes do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) no valor de R$ 20.250.137,53, a obra é dividida em três trechos, sendo eles: a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, o binário da Avenida Euclides Figueiredo e Avenida Tancredo Campos, esta última com a substituição do emissário de esgoto e a urbanização da Avenida João Rodrigues.

As obras de na Avenida Tancredo Campos correspondem no alargamento em toda a sua extensão, que compreende 1.378 metros. Serão aplicados 86 toneladas de pavimentação asfáltica e 3.131 metros de meio-fio na via que será de mão dupla e terá nove metros de pista de rolamento.

A fim de facilitar o ir e vir dos pedestres, será construída uma ciclovia em concreto pigmentado com 3.097,16 m² de extensão e 2,5 metros de largura, além de 140 m² de passeio em concreto desempolado com 2,5 metros de largura, implantadas rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e aplicados 60,50 m² de piso tátil.

Outra obra de mobilidade é a duplicação de vias na região do Porto D’Anta. Através dela, a Avenida Euclides Figueiredo, que atualmente opera em mão dupla, atuará em apenas um sentido. Com isso, quem estiver entrando em Aracaju pela região do conjunto João Alves sairá na área do Mercado Central. Já quem desejar trafegar no sentido contrário, vai seguir em uma nova pista pela Avenida Tancredo Campos.

Casas no Porto D’antas
O Secretário também visitou o andamento das obras do Pró Moradia: a construção de 580 unidades habitacionais no bairro Porto D’anta, com o investimento de R$ 31,5 milhões.

“Em fevereiro de 2016 essas casas já poderão ser entregues. Falta apenas poucas unidades e retoques como pintura, algumas pavimentações e iluminação”, disse Valmor.

Acessibilidade
No projeto das casas do programa Pró-Moradia está assegurada a acessibilidade. As casas adaptadas terão 52,25m², o tamanho padrão para as demais é de 42,45m².

Além disso, as casas terão rampas de acesso, espaço interno para locomoção de cadeiras de rodas, banheiros adaptados com portas mais largas e abertura para fora, além de barras de apoio fazem parte do projeto. As esquinas das ruas terão rampas e meios-fios rebaixados e sinalização adequada.

“A adequação dos projetos para atender às demandas dos portadores de necessidades especiais já faz parte da política pública nas obras do Governo do Estado. É uma necessidade básica de inclusão”, afirma o secretário.

Realizado em parceria com o Governo do Estado, o Pró-Moradia é um programa do Governo Federal, financiado pela Caixa Econômica Federal que contribui com o acesso à moradia adequada a pessoas em situação de risco social.

Por: Amanda Melo
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.