Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 04/12/2015
Governo recupera ponte sobre o Rio do Sal
Fotos
Garantir a integridade dos sergipanos, assegurando-lhes o direito de ir e vir, por meio da construção e, principalmente da manutenção de intervenções urbanas tem sido um compromisso seguido à risca pelo Governo de Sergipe. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), o Executivo Estadual está realizando os serviços de recuperação na ponte sobre o Rio do Sal, na divisa entre Aracaju e o município de Nossa Senhora do Socorro.

Localizada entre o bairro Lamarão na capital sergipana e o Conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro, a ponte possui 287,30 metros de extensão por 13 de largura e é o principal acesso entre as Zonas Leste e Norte de Aracaju e o município vizinho, por onde transitam diariamente milhares de veículos de pequeno, médio e grande porte.

Com recursos provenientes do Programa Sergipe Infraestrutura, os investimentos somam R$ 1.008.001,59 e correspondem aos serviços de recuperação de oito pilares de sustentação, dos dois passeios laterais, guarda-corpo, drenagem e iluminação.

Prazo estabelecido
De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa os serviços seguem o cronograma. “Já foram recuperadas 230 placas de um dos passeios e estamos concluindo a recuperação do guarda-corpo com aplicação de cimento nos locais danificados, bem como a pintura. Posteriormente serão recuperadas 70 placas do outro e feitos os reparos necessários, para só então executarmos os serviços de drenagem e iluminação”, explica.

Ele acrescenta que nos próximos dias será iniciada a recuperação dos pilares. “Esse é o principal e mais complicado serviço a ser executado, uma vez que depende da variação da maré e intensidade dos ventos. Dois profissionais especializados nesse tipo de intervenção já implantaram as braçadeiras na base dos pilares pouco acima do nível da água. O processo consiste no lixamento e escariação da estrutura até chegar às ferragens danificadas. Feito isso se aplica um produto anticorrosivo e em seguida outro à base de epox, substância que une a ferragem e o cimento, deixando os pilares protegidos e livres de outra oxidação. Após a purificação dos resíduos é feito outro lixamento, prepara-se uma nova base de cimento e só então os pilares estarão completamente recuperados, de modo que em aproximadamente 40 dias os trabalhos estejam finalizados”, detalha.

Valmor Barbosa ressalta a preocupação do Governo Estadual em relação às intervenções dessa natureza. “O governador Jackson Barreto reconhece a importância em realizar manutenções regulares em rodovias e pontes, principalmente por se tratar de uma via de interligação crucial entre os municípios de maior densidade habitacional do Estado. Recentemente o Governo executou a recuperação da ponte sobre o Rio Real na divisa entre os municípios de Tobias Barreto e Itapicuru na Bahia, e tem realizado vistorias em outras pontes estaduais a fim de garantir a segurança de motoristas e pedestres”, frisa.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.