Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 05/11/2015
Governo inaugura quadra poliesportiva em Riachão do Dantas
Fotos
Na manhã da última quinta-feira, 29, o Governador do Estado em exercício, Belivaldo Chagas, entregou aos moradores da cidade de Riachão do Dantas por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) uma quadra poliesportiva coberta que leva o nome do ex-governador Marcelo Déda. Com investimentos na ordem de R$ 910.625,16, a obra faz parte do conjunto de ações do Sergipe Cidades, programa que é resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado por meio da Seinfra.

O governador em exercício, Belivaldo Chagas, afirmou que a construção de uma nova quadra se insere no objetivo do Governo de incentivar a prática esportiva nos oito territórios de desenvolvimento do estado, através da instalação de novos espaços de lazer, oferecendo melhores condições de qualidade de vida à população.

Ele disse que o governador Jackson Barreto tem uma preocupação muito grande com o social e o estímulo ao esporte faz parte da política do governo de inserir os jovens em projetos e programas que elevem a sua autoestima, estimulando a prática esportiva.

Belivaldo também anunciou que autorizou a Seinfra a providenciar a construção do vestuário e dos banheiros que servirão à nova quadra. “Apesar da crise que o país e Sergipe estão atravessando, não podemos deixar de trabalhar e entregar as obras que planejamos. Temos várias obras em andamento e muitas outras que já foram entregues pelo governador Jackson Barreto. Não podemos deixar o Estado parar”, afirmou.

O governador em exercício pediu aos jovens que preservem e cuidem desse novo espaço de lazer. “Esta obra é de vocês; é do povo. Tenho certeza que futuros atletas sairão desta quadra”, ressaltou.
O prefeito de Riachão do Dantas, Ivanildo Macedo dos Santos, agradeceu ao governador em exercício e ao governador Jackson Barreto pela execução da obra. Ele lembrou que quando conheceu o ex-governador Marcelo Déda fez uma série de pedidos, e um deles foi a quadra poliesportiva que agora está sendo entregue.

“Fizemos uma parceria com o governo e só temos a agradecer. Nossas solicitações vêm sendo atendidas e com isso estamos levando qualidade de vida para a nossa população”, enfatizou.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, disse que já foram entregues 32 quadras em 32 municípios sergipanos, 12 estão em execução e quatro em projeto para serem executadas. Segundo ele, foram investidos no total R$ 58 milhões. “O governo tem consciência que esta é uma obra social que atende aos jovens do interior. Sabemos que é possível vencer através do esporte”, relatou.

A quadra
Localizada na Rua Manoel Costa Lima, uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, o espaço esportivo impressiona pela imponência. A edificação de 816,31 m² de uma área total de 2.263,33 m² é constituída em estrutura de pórticos pré-moldados em concreto armado, piso em alta resistência sobre camada de concreto, arquibancada lateral em três níveis, com guarda-corpo de proteção e guarda-corpo metálico.

A cobertura foi concebida em estrutura metálica e telha em alumínio trapeizodal e a iluminação interna é composta por modernas luminárias. Por se tratar de uma quadra poliesportiva, foram instaladas traves de voleibol e futebol de salão, além de estrutura de basquetes e as respectivas redes, bem como a demarcação com dimensões oficiais no piso e rede de proteção em nylon fixada às muretas.

Na área externa foi construído um estacionamento para automóveis e motocicletas, com oito vagas, sendo duas destinadas a idosos, aplicada grama verde-esmeralda nas laterais. A iluminação será assegurada por um poste com luminária de quatro pétalas. Todo o passeio foi feito em concreto desempolado e ainda foi executada a rede de drenagem para captação de águas pluviais. O direito a acessibilidade foi rigorosamente respeitado, tendo sido implantada rampas de acesso e aplicação de piso tátil direcional em todas as áreas de circulação.

Para o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a obra reafirma o compromisso do Governo de Sergipe com a promoção da cidadania. “Essa quadra é mais uma demonstração de que o Executivo Estadual cada vem mais tem assegurado aos sergipanos, variadas opções de lazer e entretenimento, uma vez que as quadras e ginásios poliesportivos têm múltiplas funções de utilização, como podemos ver hoje nessa bela apresentação das meninas da Ginastica Rítmica, além de elevar a autoestima e a dignidade dos moradores, retiram a juventude do ócio, direcionando-a para um futuro melhor e com novas oportunidades”.

Por: Amanda Melo
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.