Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 29/10/2015
Governo do Estado pavimenta e urbaniza povoado em Tobias Barreto
Fotos
Para o Executivo Estadual não existem limites e nem fronteiras, as ações que contribuem para melhores condições de vida vão onde o povo está. Por meio da Secretaria de Estado da infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), o Governo de Sergipe realizou a execução da pavimentação granítica em quatro vias do povoado Poço das Claras, situado há 40 km da sede do município de Tobias Barreto.

A obra que recebeu investimentos na ordem de R$ 186.437,81 integra o conjunto de ações do Sergipe Cidades, que é resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, por intermédio da Seinfra, atendeu um desejo antigo e mudou completamente para melhor a vida dos moradores do lugar.

A intervenção compreendeu a pavimentação em paralelepípedo, meio-fio granítico e meio-fio em concreto simples nas ruas José Soares de Souza e Anatonho Braz de Souza e ainda nas travessas Januário José de Souza e Anatonho Braz de Souza, totalizando 3.243,40 m² em serviços executados.

A urbanização
Já na urbanização que contemplou a reforma do canteiro central da Rua José Soares de Souza foram investidos R$ 235.776,58. Dividido em duas áreas, o espaço recebeu 1.081 m² de piso em concreto desempolado na cor cinza, 58,22 m² de piso em pedra São Domingos, 255,89 m² de meio-fio nos canteiros internos e 499,96 metros de meio-fio nas calçadas, além de rampas de acesso voltada às pessoas com mobilidade reduzida, piso tátil direcional e de alerta.

O espaço de convivência foi contemplado com 34 unidades de bancos de concreto, sete mesas de concreto com tabuleiros de jogos, tendo cada uma quatro bancos em sua volta e 16 lixeiras distribuídas em locais estratégicos. No projeto paisagístico foram preservadas as 34 árvores existentes e implantados 96,16 m² de grama verde-esmeralda. A iluminação é composta por sete postes com luminárias de quatro pétalas, o que deixa o espaço ainda mais bonito no período noturno.

Alívio
Moradora do povoado há 15 anos, mãe de seis filhos e avó de um neto, Joélia de Jesus Santos, diz que a obra foi um alívio para todos. “Ficou uma maravilha, isso aqui era terrível em época de chuva e também no resto do ano, pois vivíamos junto à poeira. Todas as famílias gostaram muito, pois, além de livrar a gente do incômodo, temos um lugar para prosear”, declara a dona de cada de 43 anos.

Residente na Rua Anatonho Braz de Souza, Maria do Carmo de Jesus Santos, 51 anos, reitera as afirmações de Joélia. “Moro aqui há 35 anos e agora posso dizer que o povoado está mudado. Era mato, sujeira, lama, poeira, uma chateação. Hoje estamos aliviados com as ruas calçadas e essa belezura de enfeite que ficou a rua principal. Dá gosto morar aqui agora, e isso não é só eu que digo, todas as famílias pensam assim”, afirma a também dona de casa.

Para o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, as obras no povoado vão além dos valores investidos. “Muito mais do que melhorar a aparência, a pavimentação granítica de uma via pública além de trazer comodidade aos transeuntes, proporciona melhores condições de vida para seus moradores, uma vez que, livres de problemas ocasionados pelo excesso de lama durante o período chuvoso e de poeira no restante do ano, a base salutar para a convivência diária se fortalece e, com isso, as melhorias nas condições de saúde se tornam evidentes”, reitera.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.