Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 28/10/2015
Governo do Estado constrói quadra poliesportiva em Riachão do Dantas
Fotos
Com o objetivo de oferecer um local apropriado para as práticas esportivas e a realização de eventos, propiciando assim a integração dos munícipes, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) concluiu as obras da quadra poliesportiva no município de Riachão do Dantas, deixando satisfeitos os moradores do município distante 99 km de Aracaju.

Com investimentos na ordem de R$ 910.625,16, a obra faz parte do conjunto de ações do Sergipe Cidades, programa que é resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado por meio da Seinfra.

A quadra
Localizada na Rua Manoel Costa Lima, uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, o espaço esportivo impressiona pela imponência. A edificação de 816,31 m² de uma área total de 2.263,33 m² é constituída em estrutura de pórticos pré-moldados em concreto armado, piso em alta resistência sobre camada de concreto, arquibancada lateral em três níveis, com guarda-corpo de proteção e guarda-corpo metálico.

A cobertura foi concebida em estrutura metálica e telha em alumínio trapeizodal e a iluminação interna é composta por modernas luminárias. Por se tratar de uma quadra poliesportiva, foram instaladas traves de voleibol e futebol de salão, além de estrutura de basquetes e as respectivas redes, bem como a demarcação com dimensões oficiais no piso e rede de proteção em nylon fixada às muretas.

Na área externa foi construído um estacionamento para automóveis e motocicletas, com oito vagas, sendo duas destinadas a idosos, aplicada grama verde-esmeralda nas laterais. A iluminação será assegurada por um poste com luminária de quatro pétalas. Todo o passeio foi feito em concreto desempolado e ainda foi executada a rede de drenagem para captação de águas pluviais. O direito a acessibilidade foi rigorosamente respeitado, tendo sido implantada rampas de acesso e aplicação de piso tátil direcional em todas as áreas de circulação.

Lugar para brincar
Segundo o pré-adolescente Ronald Nascimento Santos, 12 anos, agora todos terão um lugar apropriado para o lazer. “A cidade não tem um bom espaço para praticar esportes, as poucas quadras que ainda existem estão destruídas. Agora vai ser melhor, pois para quem joga futsal como eu e outros que praticam queimado e outros esportes teremos um local só para isso, eu gostei muito e meus colegas também”, declara o estudante do 6º ano do ensino fundamental.

Estudante do 4º ano do ensino fundamental, adepto à prática do futsal e morador das proximidades da quadra, João Vitor Neto Menezes não esconde a satisfação pela obra. “A gente jogava bola em um campinho de areia muito bagunçado, mas agora vamos ter uma quadra, vai ser muito bom para mim e para quem gosta de esporte. Todos os meus amigos estão contentes”, afirma o pré-adolescente de 10 anos.

Incentivo ao esporte
Para o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a obra reafirma o compromisso do Governo de Sergipe com a promoção da cidadania. “Nos oito territórios sergipanos já foram e estão sendo concluídos espaços esportivos similares a esse de Riachão do Dantas. Isso é mais uma demonstração de que o Executivo Estadual cada vem mais tem assegurado aos sergipanos, variadas opções de lazer e entretenimento, uma vez que as quadras e ginásios poliesportivos têm múltiplas funções de utilização e, além de elevar a autoestima e a dignidade dos moradores, retiram a juventude do ócio, direcionando-a para um futuro melhor e com novas oportunidades.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.