Quarta-feira, 26 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 07/10/2015
Orla do bairro Industrial está em fase de conclusão
Fotos
Ponto Turístico de Aracaju, a orla do Bairro Industrial está com cenário novo. As obras de urbanização da orlinha, na zona norte da cidade estão em conclusão. A primeira etapa já está concluída e a segunda etapa encontra-se em fase de conclusão. Mais um cartão-postal para os sergipanos, em especial a população daquela área.

Com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, os recursos fazem parte do programa Sergipe Infraestrutura via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os serviços estão sendo executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (CEHOP) e já ganha forma, modificando para melhor e tornando ainda mais belo o cenário da região.

A urbanização da orla consistem na duplicação da Avenida General Calazans e tem início após a ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros seguindo até o entroncamento com a Rua Mário Matiotti, perfazendo a extensão de 150 metros. Antes estreito, o trecho em questão terá pista de rolamento com largura de 9 metros, totalizando 400 de extensão, canteiro central com um metro de largura e, 2,5 metros de estacionamento.

Parte fundamental do projeto é a implantação das redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário e um muro de contenção às margens do Rio Sergipe. Foram construídos 400 metros de calçadão com largura variando entre 3 e 5,5 metros e ícones em granito com 56 desenhos simbolizando o espaço. Com 13 bancos de concreto, guarda-corpo em madeira e concreto, iluminação moderna contendo 12 postes de 16 metros de altura com quatro pétalas cada e 26 postes decorativos com lâmpadas de vapor mercúrio de 80 watts também contemplam a intervenção.

Acessibilidade
Respeitando a norma-padrão de acessibilidade, foram implantadas rampas de acesso, piso tátil e sinalização horizontal, a fim de assegurar o trajeto de pessoas com dificuldades de locomoção. Completando os serviços serão instaladas lixeiras específicas e executado o projeto paisagístico com gramado e plantas.

Edeilton Bispo, pescador local, trabalha na orlinhahá mais de 20 anos disse que está adorando o novo visual da orla. “Agora ficou moderno, amplo, bonito, dá gosto de passear aqui, caminhar, acredito que isso trará mais clientes para o pescado na área e os turistas irão se encantar com a paisagem e a reforma”, disse o pescador.

A jovem Rayane Silva Dantas, que estava trabalhando na área, viu pela primeira vez o calçadão reformado e disse que ficou paisagem de cartão postal, “Está um lugar muito lindo para visitar, lembro de como era bagunçado antes, sujo, deteriorado. Hoje é uma nova orla. Fiquei impressionada e feliz com essa reforma”, analisa.

Para o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a obra é mais um grande presente oferecido à capital sergipana.

“Além de fomentar o desenvolvimento turístico, o governador Jackson Barreto tem demonstrado muita sensibilidade ao realizar intervenções urbanas em áreas um tanto esquecidas. Foi assim com a construção da Orla do povoado São Braz em Nossa Senhora do Socorro, com o espaço Zé Peixe, recentemente inaugurado e agora com a urbanização da orlinha, que ainda contará com um restaurante contemplativo do estuário do Rio Sergipe”, exemplifica.

Por: Amanda Melo
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.