Quarta-feira, 26 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 07/10/2015
Proinveste: Serviços no mercado de Lagarto estão em ritmo avançado
Fotos
Mais uma obra com recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste) segue em ritmo avançado e torna-se realidade. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), está executando os serviços de reforma e ampliação do mercado municipal de Lagarto, a 71 km de Aracaju.

Situada na Rua Laudelino Freire, próximo à Praça Sílvio Romero — um dos mais importantes logradouros da cidade —,a obra recebeu R$ 16.329.441,90 em investimentos, possui 9.510,79 m² de área construída, já chama a atenção pela imponência e, muito em breve contribuirá para a comodidade dos feirantes e clientes e impulsionará a economia do município.

O mercado
Construído em dois pavimentos, o térreo tem 6.752.40 m² e é separado em dois módulos. No primeiro onde funcionava o antigo mercado, foi construída uma nova marquise, refeitas as paredes externas e construídos 223 boxes padronizados, sendo 135 para a comercialização de carnes, 30 para miúdos diversos, 22 destinados aos pescados, 19 para aves e 17 para suínos. Em todos eles foram instaladas porta de correr, balcão em granito, portinhola, pia comum, além de pia de higienização seguindo a determinação da Vigilância Sanitária.

O outro módulo é composto por 298 boxes de três modelos diferentes (202 do tipo 1, 81 do tipo 2 e 15 do tipo 3), porém, todos eles possuem prateleiras em metal e depósito internos. Estes serão específicos para a comercialização de cereais, legumes, verduras e frutas. Para atender os usuários dos dois módulos foram construídos 12 banheiros masculinos e 10 femininos.

Totalizando 2.758,39 m² de área, o pavimento superior, cujo acesso se dará por amplas escadas tradicionais com corrimãos e uma larga rampa com cobertura e guarda-corpo metálico, terá uma praça de alimentação com 28 lanchonetes, câmera fria, espaço administrativo com sala e copa, ponto bancário, posto da guarda municipal, ambulatório, 10 banheiros masculinos e 06 femininos, um reservatório com capacidade para 60 mil litros, além de um espaço de convivência com vista panorâmica de uma parte da cidade.

A área externa do mercado disponibilizará 69 vagas de estacionamento para veículos automotores, área para carga e descarga, casa de força, casa de lixo, central de gás, 11 quiosques e um reservatório subterrâneo com capacidade de 151 mil litros. O projeto paisagístico terá 521 m² de grama nativa, 17 mudas de árvore jerivá e 32 de outras espécies da região, o que além de tornar o espaço mais bonito, proporcionará sombra aos frequentadores.

Acessibilidade, iluminação e segurança
O direito à acessibilidade segue rigorosamente a norma-padrão. Sanitários exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida foram construídos nos três blocos de banheiros. Além da espaçosa rampa ligando os dois pavimentos, em todo o entorno da edificação serão implantadas rampas, bem como no acesso entre um módulo e outro, além da aplicação de piso tátil direcional e de alerta, sem contar nos banheiros específicos em todos os pavimentos.

A iluminação interna conta com luminárias modernas e de alta potência, além de lâmpadas de emergência. Na parte externa, 16 postes de quatro pétalas serão implantados, sendo 8 de 9 metros e 8 de 16 metros, o que dará maior visibilidade à edificação no período noturno.

Para garantir a integridade dos clientes e comerciantes, o sistema de segurança contará com tubulação de incêndio em todo o espaço, instalação de hidrômetros, alerta sonoro, extintores e placas de sinalização distribuídas em todos os corredores dos módulos e pavimentos.

Ritmo acelerado
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, o ritmo dos trabalhos seguem o esperado. “Já é possível constatar a celeridade dos serviços por toda a obra. Todos os blocos de banheiros já estão prontos, os 223 boxes do primeiro módulo já estão concluídos, restando apenas pequenos ajustes na instalação elétrica. No segundo módulo está sendo feito o acabamento nos boxes e aplicado o piso de alta resistência”, explica.

Ele acrescenta que muito em breve o mercado será entregue à comunidade. “Atualmente 90 operários trabalham diariamente na execução de diversas atividades, a exemplo da aplicação de cerâmica nas lanchonetes e piso no pavimento superior, instalação das ferragens para a construção do reservatório subterrâneo, entre outros de menor potencial, o que já totaliza 80% dos serviços e nos dá a certeza de que estará concluído dentro do prazo previsto”, assegura.
Divisor de águas

Valmor Barbosa ressalta que a edificação dinamizará ainda mais o comércio local. “Essa obra é um divisor de águas na economia do município, pois, uma cidade que realiza quatro feiras semanais de grande porte necessita de uma estrutura condizente com a sua dimensão e que proporcione comodidade, segurança, acesso facilitado e o mais importante, higiene adequada na comercialização e conservação dos alimentos. O mercado já pode ser considerado uma das maiores e melhores obras construídas em Lagarto pelo Executivo Estadual, tanto pela sua funcionalidade, como por ser um dos mais modernos do Nordeste”, afirma.

O secretário diz ainda que a construção do mercado reflete o compromisso do Governo do Estado para com a comunidade. “A batalha para a aprovação dos recursos do Proinveste foi árdua, mas hoje os sergipanos já estão podendo colher os frutos. O povo de Lagarto é batalhador, sabe empreender e esse mercado vem acompanhar o crescimento pelo qual o município atravessa. Até o final deste ano o governador Jackson Barreto entregará este grande presente à população lagartense.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.