Terça-feira, 25 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 25/09/2015
Moradores de Tobias Barreto e de Itapicuru comemoram reforma de ponte feita pelo Governo de Sergipe
Fotos
Moradores, motociclistas e motoristas de Tobias Barreto e do município baiano de Itapicuru não escondem a satisfação pela reforma da ponte sobre o Rio Real no Território Centro Sul Sergipano. Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a recuperação teve investimentos no valor de R$ 644 mil.

Localizada na BR 349, especificamente na divisa entre os dois estados, a ponte possui vão de 48 metros de extensão por nove de largura e, desde que foi construída há 50 anos nunca havia passado por reformas. Comprometida, a estrutura apresentava buracos no decorrer do vão, rachaduras nos pilares e guarda-corpo, além de a ferragem estar deteriorada, o que era uma ameaça às centenas de pedestres e motoristas que por ela transitam diariamente.

Liberada para o acesso dos veículos desde a última quinta-feira, os serviços na ponte compreenderam a recuperação das transversais dos vigamentos, reconstrução da laje, substituição de toda a ferragem, construção de passeio para pedestres nas laterais, implantação de guarda-corpo pré-moldado, aplicação do contra-piso e do asfalto, faltando apenas à sinalização vertical e horizontal.

Compromisso com a segurança
De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a reforma é a maior demonstração de compromisso por parte do Executivo Estadual para com a população. “Atendendo ao pedido da comunidade tobiense e preocupado com a segurança de quem trafega pela rodovia, o governador Jackson Barreto assumiu para o Estado a responsabilidade única de reestruturar a ponte, uma vez que o Governo da Bahia não se posicionou para dividir as despesas dos serviços”, explica.

Ele acrescenta que o Governo do Estado se empenhou na celeridade da obra. “Diversos ônibus de rotas interestaduais e centenas de veículos de médio e grande porte trafegam pela ponte diariamente, uma vez que a rodovia é o acesso mais fácil às cidades baianas, sem contar que a feira livre de Tobias Barreto, realizada nos dias de segunda-feira é uma das mais frequentadas do estado.

Não podíamos ignorar esse detalhe e, mesmo construindo dois desvios para a passagem dos veículos, conseguimos reduzir de 120 para 90 dias o tempo de execução dos trabalhos, o que evidencia a nossa preocupação em garantir a segurança de todos que por ela transitam e melhorar a mobilidade urbana da região”, enfatiza.

Tranquilidade
Para o tobiense, José Marcos Santos, a reforma veio em boa hora. “Passo com minha motocicleta por aqui todos os dias e confesso que estava com muito medo, pois a insegurança era evidente. Todos viviam na apreensão do cai, não cai. Até a passagem pelos desvios era ruim, principalmente quando chovia. Foi um trabalho excelente do nosso governo e que tem a aprovação de toda a comunidade”, declara o pintor predial de 53 anos.

Residindo no povoado Lagoa Redonda, no município de Itapicuru, Maria Gerlaine Freitas Santos avalia positivamente os serviços. “Ficou muito melhor, além da insegurança de antes, tínhamos o transtorno de atravessar pelo desvio, pois aconteceram alguns assaltos. Agora estamos mais seguros e tranqüilos”, afirma a dona de casa de 24 anos.

O ajudante de pedreiro, Wilson Ferreira, 40 anos, reitera as declarações de Maria Gerlaine. “A ponte é minha passagem diária e era ruim para atravessar todos os dias com minha bicicleta na situação em que ela se encontrava. Não apenas eu, mas todos os moradores de Tobias Barreto estão satisfeitos com a reforma”, frisa.

Morador do Povoado Lagoa Redonda, Ozanio Efes dos Santos, não poupa elogios aos serviços executados. “Como trafego de carro várias vezes ao dia, posso garantir que a situação estava cada vez mais difícil, mesmo com os desvios. As reclamações eram de todos, mas agora só temos a agradecer e parabenizar ao Governo de Sergipe por se preocupar com a segurança em geral, já que todo mundo sabe que o nosso governo não deu a mínima para ajudar na reforma”, ressalta o comerciante de 30 anos.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.