Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 23/09/2015
Governo do Estado implanta novo Sistema Viário no entorno do Aeroporto
Fotos
Uma das maiores contribuições para a melhoria da mobilidade urbana de Aracaju será entregue oficialmente no final da tarde de hoje à população. Executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), o Governo de Sergipe implantou o novo Sistema Viário no entorno do Aeroporto Santa Maria, na Zona Sul da capital.

Com investimentos do Programa Sergipe Infraestrutura, na ordem de R$ 24.387.664,22, além de impressionar pela imponência do projeto, a obra facilitará o acesso ao Aeroporto Santa Maria, aos bairros 17 de Março e Santa Maria, bem como à Zona de Expansão e às praias do Litoral Sul, possibilitando com isso novos sistemas de transporte de alta capacidade.

O Contorno Viário
O mais moderno corredor de tráfego da capital sergipana compreende a duplicação das avenidas Alexandre Alcino e Avenida José Menezes Prudente e melhoria na Avenida Padre Arnóbio de Melo (rota de fuga). Foram implantados 8.760 metros de pista de rolamento (84.460,57 m² de asfalto), 16.625 metros de meio-fio, 1.916 metros de drenagem pluvial e 836 metros de cobertura de canal, além de 2.300 metros do muro de proteção que circunda toda a área do aeroporto.

Para a circulação não motorizada, foram executados 14.258,63 m² de passeio em concreto desempolado e 17.985,98 m² em concreto polido, além de 15.054,00 m² de ciclovia em concreto polido e 82 rampas de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção — o que será crucial para a mobilidade de pedestres e ciclistas —, além da construção de 10 pontos de ônibus (oito na Avenida Alexandro Alcino e dois na continuação da Avenida José Menezes Prudente).

A iluminação não deixa nada a dever a das vias expressas dos grandes centros urbanos, tendo sido implantados 192 postes de quatro pétalas, de 16 metros de altura, o que destaca ainda mais as espaçosas avenidas e assegura ainda o deslocamento noturno para os núcleos urbanos existentes em seu traçado.

As vias receberam 6.273,88 m² de sinalização horizontal (faixas de pedestres, setas indicativas, pintura em lombadas) e 222 placas verticais dos mais diversos modelos, entre elas, de regulamentação, advertência e de indicação. Para tornar as vias ainda mais agradáveis, o projeto paisagístico foi contemplado com o plantio de 41.833,18 m² em placas de grama verde-esmeralda, mini palmeiras imperiais e uma variedade de plantas nativas e ornamentais.

Moradores comemoram
Morador do bairro Santa Maria, Renison Felipe só tem elogios à obra. “Os serviços nas avenidas ficaram ótimos, facilitou a vida dos ciclistas que, como eu, passam por aqui diariamente, encurtou as distâncias entre os bairros e, o mais importante, ficou bastante iluminado, nos dando mais segurança aos moradores. Todos os meus amigos e vizinhos gostaram muito dessa obra do Governo”, revela o técnico em automação de 20 anos.

Residente em um dos residenciais do bairro Aruana, a corretora de imóveis, Selma Dantas, 42 anos, diz que o trajeto por um dos logradouros agora faz parte da sua rotina diária. “Ficou perfeita ecomo facilitou o acesso aos bairros da região, agora o meu percurso é por aqui, já que por esta avenida eu encurtei o caminho para o trabalho, economizando tempo e combustível, sem contar que com a construção desse calçadão iluminado, passeio com meu cachorro e faço caminhadas à noite”, declara.

Também morador do bairro Aruana, Samuel Gomes, reitera as declarações de Selma. “Antigamente era ruim andar por aqui, além de a avenida ser mal iluminada, o canal era descoberto e tinha muitos mosquitos. Agora ficou ótimo, posso fazer minhas caminhadas, uma vez que a via está muito mais movimentada por pedestres e ciclistas”, afirma o aposentado de 62 anos.

Grande obra
Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a obra é um avanço significativo para o tráfego da capital. “O Governo de Sergipe sai na vanguarda ao conceber este projeto, ante o início dos serviços de ampliação das pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Santa Maria. Com a decisão da redução da alíquota incidente sobre o querosene de aviação, que ocasionará no aumento da quantidade de voos para Aracaju, a movimentação de veículos naquela região será ainda maior”, avalia.

Ele acrescenta que o entorno viário contribuirá de maneira ímpar no dia a dia da população. “A mobilidade urbana é um dos maiores desafios para os gestores das médias e grandes cidades e, atento a essa necessidade, o Governo do Estado vem atuando de maneira precursora no desenvolvimento de projetos dessa natureza. As obras do novo acesso para Aracaju pela Santa Gleide estão a todo vapor, muito breve teremos um corredor interligando a Zona Norte à Zona Sul, e, coincidentemente a uma das avenidas deste sistema viário que já é um marco das grandes obras realizadas pelo Executivo Estadual na capital sergipana”, enfatiza.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.