Quarta-feira, 24 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 15/09/2015
Beneficiários do Pró Moradia participam de curso de Educação Sanitária e Ambiental
Fotos
Os beneficiários das 580 unidades habitacionais localizadas no bairro Porto D’anta, em Aracaju, participaram na manhã da segunda-feira, 14, do início curso de Educação Sanitária e Ambiental. O curso faz parte do Projeto Social do Programa Pró Moradia que é desenvolvido junto com a comunidade beneficiária por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Caixa.

O projeto social tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da comunidade beneficiada, na perspectiva de promoção da elevação dos padrões de habitabilidade e da qualidade de vida das famílias do Porto D’anta.

O curso que vai até o dia 25 de setembro, tem aulas teóricas e práticas e conta com aula de uma geógrafa e artesã. “Durante o curso vamos falar do meio ambiente como um todo e de como preservar o meio que eles vão viver e serem inseridos, vamos também mostrar formas de reciclagem, de reaproveitamento e até ensinar como eles podem fazer disso profissão dependendo da habilidade e da vontade de cada um”, explica Maryane Meneses, geógrafa que ministrou a primeira aula do curso.

Edileuza Ester, beneficiaria do programa Pró Moradia disse que o programa é a coisa mais importante para ela. “Eu me sinto numa família, além de receber minha casa que é meu sonho, tenho convivido com a comunidade, com as assistentes sociais, participando dos cursos, ocupo minhas horas livres aprendendo, e tudo para nosso bem. Eu fico sempre na expectativa de mais cursos, para aprender cada vez mais, não tem coisa melhor que esse programa”, diz.

“Essa é a parte social do nosso programa, não é só entregar a moradia, é também trabalhar junto com a comunidade através de ações que promovam impacto por toda a vida, planejando ações na área de educação ambiental e sanitária como esse curso, oferta de cursos profissionalizantes, capacitação profissional e geração de trabalho e renda, oficinas socioeducativas, enfim, temos uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistentes sociais e pedagogos, durante um ano e meio no pré e pós ocupação do imóvel”, garante Valmor Barbosa, Secretário de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano.

Pró Moradia
Realizado em parceria com o Governo do Estado, o Pró-Moradia é um programa do Governo Federal, financiado pela Caixa Econômica Federal que contribui com o acesso à moradia adequada a pessoas em situação de risco social.

Já foram entregues 600 unidades habitacionais no bairro Taiçoca IV, e encontram-se em fase de conclusão as 580 unidades habitacionais no Porto D’anta.

Texto e fotos: Amanda Melo
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.