Quarta-feira, 24 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 14/09/2015
Obras no conjunto habitacional em Pontal da Barra entre Pirambu e Barra dos Coqueiros estão em ritmo acelerado
Fotos
Muito em breve as 155 famílias quilombolas residentes no Pontal da Barra, no município de Barra dos Coqueiros terão um lar decente para poder chamar de seu. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) iniciará nas próximas semanas os serviços de infraestrutura do conjunto habitacional, cujas casas já tomam forma e ilustram a paisagem entre o mar e a Rodovia César Franco (SE-100), próximo à divisa com o município de Pirambu, há 76 km de Aracaju.

Os investimentos do projeto habitacional somam R$ 7,6 milhões e integra um conjunto de ações realizadas por algumas secretarias estaduais, tendo o apoio do Governo Federal através do Programa Minha Casa, Minha Vida e ainda conta com a parceria da Caixa Econômica Federal (CEF).

O residencial
Dividido em seis quadras e nove ruas, além de um espaço onde será construída uma praça, o conjunto terá 155 casas. Os lotes medem 250 m², tendo 42,35 m² de área útil em 50,31 m² de área construída. A unidade habitacional é dividida em sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço e, serão entregues com piso de alta qualidade, aplicação de cerâmica no banheiro e na cozinha, tanque na área de serviço.

A infraestrutura
A contrapartida do Governo do Estado perfaz R$ 3.185.592,35 em investimentos que serão aplicados em infraestrutura. Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, os serviços serão iniciados o quanto antes. “O período chuvoso inviabilizou os trabalhos iniciais, porém, com o tempo firme e a iminência do final do inverno, nas próximas semanas será iniciada a terraplenagem e, posteriormente, a execução dos serviços de drenagem e rede de esgotos. Realizados estes serviços, executaremos a instalação da rede elétrica e iluminação, pavimentação granítica nas ruas e por fim a execução dos sistemas de abastecimento de água e de tratamento de esgotos”,explica.

Valmor Barbosa acrescenta que a ação do Governo Estadual reforça o compromisso com os mais necessitados. “O Artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos é enfático ao assegurar o Direito à Moradia a todo ser humano e, o governador Jackson Barreto não mediu esforços para a concretização da realização desse projeto. As famílias que residiam em condições insalubres na antiga Ilha do Rato terão a autoestima elevada e melhores condições para sobreviverem e criarem seus filhos com dignidade”, frisa.

Transformação
Recém-viúvo, Edilson do Santos revela que o residencial é o maior presente que ele poderia ter recebido. “Somente quem vive em casa de palha sabe a importância de possuir um lugar decente para morar. Não vejo a hora de receber a minha casa em uma rua calçada e com todos os serviços em volta como vejo em muitos outros lugares. Não será um bem para mim, mas que deixarei para meus três filhos”, afirmou o pescador de 41 anos.

Com 30 anos de idade e cinco filhos, Valquíria dos Santos não esconde a alegria com as obras do residencial. “Só temos que agradecer a Deus e ao Governo do Estado por essa bênção que nos foi dada. É triste não ter uma casa de alvenaria para morar e criar os nossos filhos. Muitas pessoas queriam ter uma casa como essa, eu agora posso dizer que tenho e, a minha é mais especial porque é bem perto do mar”, declara cheia de orgulho a marisqueira.

Por: Alex Santiago
Fotos: Marcelo Arce/Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.