Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 14/09/2015
Reforma e reurbanização do Terminal Hidroviário da Barra dos Coqueiros estão sendo concluídas
Fotos
Em breve os moradores e visitantes da Barra dos Coqueiros poderão usufruir de mais um atrativo turístico na península localizada há dois quilômetros de Aracaju. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) está concluído a urbanização e reforma do terminal hidroviário.

Situada as margens do Rio Sergipe, precisamente na Avenida Moisés G. Pereira, na orla da cidade, a obra recebeu investimentos na ordem de R$ 361.309,88, oriundos do Sergipe Cidades, programa resultante da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado.

A urbanização
Com investimentos na ordem de R$ 361.309,88 e área total construída de 850,45 m², a urbanização consiste na construção de uma pequena praça com pavimentação de piso em concreto usinado, implantação de três atracadores metálicos, recuperação da rampa de acesso dos barcos até a área do desembarque, muretas e guarda-corpo em madeira contendo corrimão, estacas de apoios e três lances de cabo de aço escovado para fechamento da parte inferior.

O espaço de convivência foi contemplado com um caramanchão, cuja estrutura é em madeira maçaranduba e telha de cerâmica colonial e quatro bancos de concreto com encosto. O projeto paisagístico foi idealizado com a criação de área verde para geração de sombras, tendo sido plantadas sete palmeiras imperiais, além da aplicação de 204,55 m² de placas de grama verde-esmeralda.

Rampas de acesso e piso tátil alerta foram implantados, seguindo a norma-padrão de acessibilidade. A iluminação está assegurada com a substituição das lâmpadas nos três postes já existentes, além da instalação de sete arandelas na área do desembarque e nove refletores em led embutidos no solo, que valorizarão o projeto paisagístico. Contemplando a urbanização, será instalado um telescópio na praça a fim de que os frequentadores do espaço possam contemplar a vista do Rio Sergipe e da capital sergipana.

Transformação
Para Thiago José Franklin de Lima, a reforma do local dará um novo aspecto à cidade. “Costumo sempre vir aqui e já é possível constatar as mudanças. Antes a aparência era de um lugar feio, abandonado. Agora a situação é outra, está bonito, agradável e acredito que quando concluído ficará ainda melhor. Quanto mais investir nesse tipo de obra, mais se atrai turistas e visitantes”, declara.

De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a urbanização do espaço será um atrativo a mais para o município. “Com a facilidade de acesso à Barra dos Coqueiros os barcos que faziam a travessia até Aracaju diminuíram consideravelmente, mas centenas de pessoas ainda fazem o percurso de antigamente, assim, nada mais justo do que reurbanizar o espaço que, além de oferecer comodidade aos usuários do transporte fluvial, eleva a autoestima dos moradores”, analisa.

Valmor Barbosa acrescenta que a obra fomentará o turismo na cidade. “Além de ser muito bela, a cidade de Aracaju vista daquele ponto da Barra dos Coqueiros é uma das imagens mais registradas e conhecidas no Estado. Muito em breve, os moradores e turistas irão dispor de um espaço bonito e confortável para momentos de lazer e descanso, e, ainda terão um telescópio para auxiliar na contemplação do estuário do Rio Sergipe”, frisa.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis/Coop
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.