Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 20/08/2015
Governo recupera iluminação pública de avenidas no Centro Administrativo Governador Augusto Franco
Fotos
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) está concluindo a recuperação da iluminação das avenidas no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, no bairro Capucho, zona oeste da capital sergipana.

Com investimentos na ordem de R$ 47.468,32, o projeto tem como objetivo fazer a manutenção preventiva e corretiva do serviço de iluminação da Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, dividido em quatro trechos. O primeiro trecho inicia no entrocamento com a Rodovia Marechal Rondon seguindo até a bifurcação à direita, o segundo vai até o final da avenida em frente a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-SE. O terceiro trecho tem início em frente ao edifício-sede da Justiça do Trabalho e se estende até o terreno onde será construída a futura sede do hospital do câncer. Já o quarto trecho começa na bifurcação da avenida até o entrocamento com a Avenida Tancredo Neves, totalizando 2,52 km de extensão.

Os serviços compreenderam a instalação de 140 metros de rede aérea multiplexada de baixa tensão com cabo de 70 mm² e quatro condutores, duas luminárias fechadas com difusor de acrílico, uma luminária fechada de quatro pétalas com difusor de acrílico e um para raio de 12 kv. Completando os serviços de manutenção, houve a substituição de 40 reatores externos de vapor sódio de 400 w e de 40 lâmpadas vapor sódio de alta pressão, além de um transformador trifásico de 30 kVA.

Manutenção frequente
Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, os reparos fazem parte de ações preventivas desenvolvidas pela Seinfra. “O Governo do Estado compreende que o circuito de iluminação pública daquela área requer uma atenção maior, uma vez que lá estão localizadas repartições estaduais e federais, cujos serviços são bastante procurados pela população, bem como a avenida principal serve de atalho entre a BR 101 e a Avenida Marechal Rondon”, detalha.

Valmor Barbosa acrescenta que além da manutenção corretiva, a Seinfra executa frequentemente a substituição de equipamentos. “Por se tratar de um local ermo, os furtos de materiais no circuito de iluminação são mais recorrentes do que em outras vias públicas. Somente neste último serviço, além da recuperação de materiais danificados por conta do vandalismo, fizemos a instalação de 200 metros de cabo de cobre flexível de 35 mm² e um transformador trifásico de 30 kVA, produtos estes que foram furtados”, Explica.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.