Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 13/08/2015
Moradores comemoram praça construída pelo Governo do Estado em povoado de Campo do Brito
Fotos
Saúde, educação, moradia, acesso a transportes, infraestrutura e equipamentos de lazer, além de serem benefícios essenciais, são sinônimos de felicidade para grande parte da população, sobretudo a que reside em povoados do interior sergipano.

Distante 9 km da sede de Campo do Brito, centenas de moradores do povoado Terra Vermelha tiveram um antigo sonho realizado pelo Sergipe Cidades, programa que é fruto da aliança entre o Governo do Estado e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que foi a urbanização da sua praça principal.

A praça
Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), o espaço público recebeu R$ 257.198,89 em investimentos e sua urbanização compreende área total de 1.286,28 m².

No logradouro existe uma igreja e, a fim de que as manifestações e eventos religiosos ali celebrados tenham um destaque maior e sejam fortalecidos, o projeto arquitetônico foi concebido de maneira a abrigar um número maior de pessoas. Em toda a praça foram aplicados 1.065,39 m² de piso em concreto simples desempolado distribuídos de maneira estratégica oito bancos de concreto, além de três lixeiras para resíduos específicos, rampas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida e dois cruzeiros que reafirmam a tradição católica da maioria dos moradores.

O projeto paisagístico é composto por 112 unidades de plantas ornamentais típicas da região e foram implantados 115,61 m² de grama verde esmeralda. A iluminação conta com três postes com luminárias de quatro pétalas e, para assegurar o lazer dos moradores foram construídas duas mesas de concreto destinadas para jogos, cada uma com quatro bancos e um mini-auditório aberto com arquibancadas.

Transformação
Proprietário de uma mercearia e morador do povoado há 38 anos, Valdomiro Carlos Santos diz que a urbanização foi um desejo atendido. “É muito bom saber que a parceria do prefeito com o governador nos trouxe essa maravilha de obra. Antigamente isso aqui era um matagal, só tinha barro. Agora não, está organizado, limpo, foi uma bênção para nós moradores, ficou 100%”, orgulha-se.

A dona de casa, Thais Barreto de Jesus, 24 anos, destaca que o local passou por uma completa transformação. “Foram anos de promessas, mas só agora temos a nossa praça. Isso aqui era horrível, um lameiro sem fim, agora temos um lugar para passear, jogar conversa fora. Jovens, idosos e pessoas de todas as idades têm agora um ambiente bonito para passear”, afirma.

Há 55 anos residindo no povoado, Manoel dos Santos declara que os habitantes dispõem de um espaço digno. “Era terrível isso aqui, dava desgosto, mas hoje a situação é outra. A praça ficou bonita, as pessoas gostam de vir para conversar, as crianças para brincarem, eu mesmo jogo dominó aqui quase todas as noites, está uma maravilha”, ressalta o lavrador de 66 anos.

Melhorias
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra tem um valor incalculável. “Construir intervenções que concretizem antigos desejos é transformar positivamente para melhor a vida de cada um dos habitantes. O valor dessa praça vai além dos investimentos empregados, pois, bem-estar, dignidade e elevação da auto-estima são benefícios que, uma vez adquiridos, se eternizam na memória do cidadão”, analisa.

De acordo com o Prefeito de Campo do Brito, Léo Rocha, a urbanização da praça no Povoado Terra Vermelha é mais um presente que a população recebe. “O Governador Jackson Barreto não mediu esforços para atender aos pedidos do nosso povo. São muitas as obras que ele nos trouxe e que trouxeram resultados bastante positivos. Esperamos que essa parceria esteja sempre fortalecida”, ressalta.

Por: Alex Santiago
Fotos: Fausto Filho e Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.