Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 12/08/2015
Governo revitaliza principal cartão-postal de Campo do Brito
Fotos
Principal ponto de encontro e lazer dos moradores, em especial das cidades do interior, as praças têm uma importância crucial para a população, pois nelas está refletida a identidade do povo que habita o seu entorno e daqueles que a utilizam para construir e compartilhar ideias e fortalecer as relações de convivência.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e contribuir para a sociabilidade da população campo-britense, o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) revitalizou a Praça Nossa Senhora da Boa Hora, principal cartão-postal da cidade situada a 53 km da capital sergipana.

Com investimentos na ordem de R$ 770.336,41, a obra foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), e integra o quadro de ações do Sergipe Cidades, programa que é resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado.

A praça
Com 5.747,79 m² de área e principal espaço contemplativo da população de Campo do Brito, a Praça Nossa Senhora da Boa Hora ou Praça da Igreja Matriz, como também é denominada, foi completamente revitalizada e hoje é um dos maiores orgulhos dos moradores, que ansiavam por uma reforma à altura do logradouro.

Na intervenção foram aplicados 2.708,40 m² de piso em concreto simples desempolado, 646,91 m² de piso em concreto pigmentado bayferrox. Visando oferecer mais conforto aos freqüentadores, 44 bancos de concreto foram distribuídos estrategicamente por todo o espaço, instaladas 16 unidades de lixeiras e construídos três quiosques padronizados que funcionarão como lanchonetes.

O projeto paisagístico foi contemplado com 27 unidades de plantas ornamentais de diversas variedades, aplicadas 1.329,37 m² de grama verde-esmeralda e preservadas 33 árvores centenárias. Para imprimir um charme a mais ao local, instalou-se uma fonte luminosa em frente à igreja matriz, 36 unidades de luminárias decorativas, 13 postes com quatro pétalas e ainda construído um coreto que resgata a composição das praças de décadas passadas, evocando um aspecto nostálgico ao logradouro.

O direito aos idosos e pessoas com mobilidade reduzida são seguidos à risca, uma vez que em todo o entorno do espaço foram construídas rampas de acessibilidade.

Três mesas de concreto – cada uma com quatro bancos, com tabuleiro para jogos garantirão um lazer a mais e, para assegurar o bem-estar da população, sobretudo às pessoas da terceira idade, foi instalada uma miniacademia de ginástica com equipamentos de longevidade, a exemplo de alongador, leg press, volante diagonal, cavalgada e simulador de caminhada. As crianças também terão o seu lazer garantido, uma vez que foi instalado um pequeno parque que possui escada de cilindros, escorregadeira e gangorra.

Transformação
Há três décadas proprietário de uma antiga lanchonete na praça, o comerciante Edilson Damião dos Santos, de 59 anos, só tem elogios para a nova praça. “Foi uma transformação completa. O governador e o prefeito estão de parabéns por terem realizado uma obra tão perfeita. Minha lanchonete se transformou nesse quiosque muito bonito e bem-acabado. De um canto ao outro está tudo lindo e, a opinião não é só minha, todos os moradores com quem converso dizem que ficou nota 10”, afirma.

Moradora de uma residência ao lado da praça, desde que nasceu, a comerciante Lívia Conceição Silveira, 25 anos, diz que a revitalização agradou a todos. “Ficou muito bonita, bem melhor do que era antes. Quer seja nas coisas novas que foram colocadas, na pintura e também na preservação das árvores, o lugar ficou mais agradável e valorizou muito os imóveis. Várias pessoas com quem converso e que frequentam o meu estabelecimento elogiam a reforma”, declara.

Promessa Cumprida
Para o prefeito de Campo do Brito, Léo Rocha, a reforma do espaço trouxe um respaldo positivo para o município. “É uma promessa feita pelo Governador Jackson Barreto que se torna realidade. Essa praça é o principal cartão-postal da cidade e é notória a satisfação dos moradores. Só temos a agradecer ao governador e à Seinfra por esta revitalização”, ressalta.

De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a reforma da praça é mais um compromisso firmado pelo governador Jackson Barreto que é cumprido. “O Programa Sergipe Cidades tem promovido um desenvolvimento sem precedentes nos oito territórios do estado. Muito além de embelezar um local, as praças proporcionam o bem-estar coletivo, colaboram para a melhoria financeira dos comerciantes e faz com que a população tenha os seus imóveis valorizados e sintam mais orgulho do lugar onde vivem”, avalia.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis/Fausto Filho
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.