Terça-feira, 25 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 04/08/2015
Governo do Estado recupera monumento ao caranguejo na orla da Atalaia
Fotos
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) recuperou a escultura do caranguejo gigante instalado no início da passarela do caranguejo (principal corredor gastronômico da cidade), na praia da Atalaia, uma das mais freqüentadas pelos turistas e moradores de Aracaju.

Atração bastante visitada por quem trafega naquela via pública, em especial os turistas que visitam a orla, a réplica do crustáceo gigante foi instalada em julho de 2014 e chama a atenção não apenas pela imponência, mas principalmente pela riqueza de detalhes em toda a sua estrutura.

Símbolo
De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a recuperação da escultura faz parte das ações desenvolvidas pela Seinfra em alguns patrimônios públicos. “Esta já é a segunda manutenção que a Seinfra realiza no caranguejo. A primeira foi quatro meses após a sua instalação, quando ele foi alvo de pichação por parte de vândalos. Por conta do desgaste pela ação do tempo e a falta de zelo de algumas pessoas, desta vez foram feitos reparos nas bases de todas as patas que o sustentam, aplicadas placas de fibra em locais que estavam danificados e corroídos, além da pintura em um tom de vermelho mais forte”, explica.

O secretário acrescenta que compete a cada cidadão zelar por um patrimônio que é coletivo. “Desde que foi instalado no maior ponto turístico da capital, o caranguejo tornou-se um dos maiores símbolos da cidade, tendo o mesmo sido destaque em reportagens sobre turismo em diversos estados do país. Hoje é um dos cartões-postais mais visitados, sendo que a qualquer hora do dia e da noite é possível encontrar pessoas fazendo registros fotográficos ao seu lado. Compete a cada cidadão e também aos turistas zelar pelo monumento, respeitando os limites de acesso, não sentando nas patas ou subindo em sua estrutura”, ressalta.

Identidade
Há 30 anos sem visitar a capital sergipana, o técnico em eletrônica Galdino Rodrigues tece vários elogios ao monumento. “É uma obra de arte fantástica, que muito representa a identidade do povo sergipano. Eu e minha esposa acompanhamos os dois dias de restauração pelo artista que o construiu, fizemos registros em vídeo e mandamos para alguns amigos no Rio de Janeiro, que ficaram maravilhados com a escultura.

O Governo do Estado está de parabéns não apenas por ter feito essa obra, mas também por recuperá-la. Vimos antes, mas confesso que depois da recuperação, ela ficou ainda mais bonita”, afirma o carioca de 60 anos.

Baianos da cidade de Castro Alves, o casal formado por Luiz Souza Mota e Maria Rita Mota, também aprovaram a manutenção do monumento. “É a terceira vez que vimos a Aracaju. É uma escultura muito interessante, um grande atrativo a mais para a orla que já é muito bonita. Foi muito bacana essa recuperação, o caranguejo ficou ainda mais bonito”, declara o bancário de 30 anos.

A escultura
Criado pelo escultor Ary Marques Tavares, que levou dois meses para concluí-lo, o caranguejo foi moldado em argila e depois confeccionado em fibra de vidro. A escultura medindo sete metros de comprimento e 2,30 metros de altura recebeu pintura automotiva que é mais resistente a ação do sol, da chuva e da maresia.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.