Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 30/07/2015
Valmor Barbosa toma posse na presidência do Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano (Cedurb)
Fotos
Na manhã de quarta-feira, 29, o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa Bezerra, tomou posse como presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Urbano (Cedurb) para a gestão 2015/2017.

Iniciando os trabalhos, a secretária-executiva do Cedurb, Nelma Maria Lisboa, fez uma rápida explanação sobre a origem do conselho e suas atribuições, bem como ressaltou a importância da participação de todos os membros durante as plenárias e convidou o Secretário de Estado do Meio Ambiente e representante do poder público estadual, Olivier Ferreira Chagas, para presidir a reunião.

Após a leitura do termo de posse, o secretário Olivier Chagas disse estar muito satisfeito em fazer parte do Cedurb. “O Governo do Estado tem demonstrado muito empenho nas causas sociais e o Cedurb enquanto conselho que trata de diversas questões está sendo muito bem representado não apenas por vocês trabalhadores incansáveis e ligados aos movimentos populares, mas, principalmente por dar posse hoje a Valmor Barbosa, um dos homens públicos mais competentes e com extrema representatividade no Estado, discreto e sem exposição, mas de uma capacidade imensa e com quem eu tenho aprendido muito”, declarou.

Olivier destacou a importância do Cedurb para a sociedade. “A área urbana é a extensão da nossa casa. Temos que estar preocupados com os problemas de mobilidade, educação, saúde, habitação. Os problemas estão aí, precisam ser enfrentados, discutidos e resolvidos da melhor maneira, pois devemos deixar para nossos filhos e netos um mundo melhor e com qualidade. O Cedurb existe para que possamos debater os assuntos com profundidade e tomar decisões que venham beneficiar a todos, sobretudo os mais necessitados”, salientou.

Nova história
A representante da Central de Movimentos Populares em Sergipe, Roseane Patrício de Lima Santos, afirmou ser este, um dia muito importante. “Hoje se constrói uma nova história em Sergipe. Pela primeira vez uma decisão séria tomada em uma Conferência Estadual é levada a frente. Há tempos vínhamos lutando pelo andamento efetivo deste conselho e sabemos que tendo a frente um homem determinado, que sabe dialogar e ouvir os representantes do povo como Valmor Barbosa, o Cedurb está muito mais representativo e já é um conselho brilhante. Asseguramos ao senhor que o Cedurb terá uma demonstração do quanto seremos parceiros nas causas referentes a habitação no estado”, garantiu.

Avanços
Depois de empossado presidente, Valmor Barbosa saudou a mesa em nome das representantes femininas dos movimentos populares, Maria de Fátima Barbosa Martins e Roseane Patrício de Lima Santos e falou o quanto acredita nessa causa.

“É de conhecimento de todos que com a redução de secretarias estaduais, todas as atribuições da extinta Sedurb foram absorvidas pela Seinfra. Há alguns meses temos recebido cobrança para novas reuniões do conselho, mas pedimos um prazo para que só realizássemos quando ele estivesse tão representativo como estamos vendo hoje. Não tenho declinações políticas, sou um gestor técnico e gosto muito de escutar e de ouvir todos os lados, pois acredito que o diálogo é o início para o avanço e sem ele não podemos ir a lugar algum”, frisou.

O recém-empossado presidente disse ainda que o Governo do Estado tem se esforçado para contribuir de todas as maneiras para o bom andamento das ações e apontou sugestões de melhorias. “Só vocês podem nos mostrar as dificuldades que não vemos e o governador Jackson Barreto não tem medido esforços para ouvir todos os seguimentos da sociedade. Estamos atravessando uma crise mundial, os recursos públicos estão escassos e os problemas de saneamento, transporte habitação e mobilidade urbana têm desafiado qualquer gestor. Devemos obedecer às políticas públicas e acredito que as parcerias privadas podem contribuir significativamente para a resolução dessas questões”, enfatizou.

Valmor Barbosa citou algumas ações do Governo do Estado que estão sendo desenvolvidas. “O governador Jackson Barreto tem discutido novos projetos de interesse social. Temos avançado muito nas áreas de moradia popular, saneamento ambiental. Em breve implantaremos novos corredores urbanos na capital, o Plano Diretor de Transportes já se encontra na PGE para ser analisado, a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) realizou convênios na ordem de R$ 1 bilhão destinados a esgotamento sanitário e abastecimento de água, enfim, o poder público estadual vem projetando novas obras de cunho social que cada vez mais gerará fontes de emprego e avanço socioeconômico”, detalhou.

O presidente acrescentou que esse é o momento de unir as forças. “Não vamos olhar para trás, acredito que avançaremos muito mais, porém, é necessário contarmos com a compreensão e participação de todos vocês. Desejo um bom início de trabalho a todos e, acreditamos que, se não todas, mas grande parte dessas ações sejam implementadas em prol da população”, concluiu.

Logo em seguida, o suplente da presidência do CEDURB, Manoel Alfredo dos Santos Lima, conduziu os trabalhos colhendo assinaturas nos termos de posse dos conselheiros titulares e suplentes presentes na reunião.

Também participaram da reunião, o representante da Caixa Econômica Federal em Sergipe, César Augusto Siqueira Rocha, da Universidade Federal de Sergipe, Marcelo Augusto Costa Maciel, do Poder Público Municipal, os prefeitos de Poço Verde, Thiago Dórea, de Salgado, Duílio Siqueira, além de diversos representantes de Movimentos Populares.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.