Quarta-feira, 26 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 07/07/2015
Jackson Barreto entrega praça urbanizada e escola reformada em Japoatã
Fotos
“Porque o nosso governo tem como uma das principais metas contribuir para a melhoria da qualidade de vida e elevar a autoestima da população sergipana”, disse o governador Jackson Barreto, após descerrar a placa de inauguração da urbanização da Praça Vereador Laudelino Bispo dos Santos, antiga Rua Pacatuba, no município de Japoatã, no território do Baixo São Francisco.

Com investimentos na ordem de R$ 268.376,63 a obra faz parte do Sergipe Cidades, programa resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra).

Na intervenção urbana foram executados os serviços de aplicação de 370,00 m² de piso em concreto desempolado, 165,00 m² pigmentado e 150,00 m² de revestimento de piso. Respeitando a norma-padrão exigida, foram construídas oito rampas que permitem a acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida, além de piso tátil direcional. Por toda a área, 12 lixeiras estão estrategicamente colocadas e a iluminação do espaço é assegurada com a instalação de 12 postes com quatro pétalas.

A área de convivência foi contemplada com 12 unidades de bancos de concreto, um pergolado, três mesas com tabuleiros e bancos de concreto. O projeto paisagístico é composto por nove unidades de plantas ornamentais diversificadas e 19 mudas de brasileirinho, além de terem sido plantadas 95 m² de grama verde-esmeralda.

Morador há 30 anos na residência de número 879 do logradouro, o lavrador Normando Ulisses Vieira disse que a obra modificou para melhor a vida dos moradores. “Antes a rua estava feia, tinha árvores muito antigas e que ofereciam riscos aos moradores Agora está tudo bonito, organizado, vários bancos para a gente poder sentar no final de tarde e ficar conversando com os amigos, gostei muito”, afirmou.

Outra escola
Após a inauguração da praça, Jackson Barreto fez a entrega da reforma e ampliação da Escola Estadual Josino Menezes. A unidade de ensino, onde estudaram diversos intelectuais e personalidades do município recebeu investimentos na ordem de R$ 1.542.790,02.

Executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), por meio da Companhia Estadual de Obras Públicas (CEHOP) os serviços de reforma contemplaram a revisão da cobertura, pintura geral do imóvel, execução de drenagem interna, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, cabeamento estruturado e lógica, instalação de gás e instalação preventiva de combate a incêndio. Também foram executados a pavimentação interna com piso de alta resistência, revisão das esquadrias de alumínio existentes, aplicação de revestimento cerâmico nas áreas de circulação, recreio coberto e salas de aula, totalizando 1.661,22 m². Vale ressaltar que um cajueiro existente no centro do colégio foi preservado.

Já na ampliação, a unidade escolar ganhou quatro novas salas de aula, reservatório de água superior, muro de fechamento, muro de arrimo, casas de lixo e de gás, além de atender aos critérios de acessibilidade com a construção de várias rampas com guarda-corpo de proteção em tubo de ferro galvanizado e piso tátil, correspondendo a 298,88 m².

Qualidade do Ensino Público
Para o prefeito de Japoatã, Gilmarcos Andrade, a obra é a maior demonstração de atenção aos munícipes. “O governador Jackson Barreto provou que é sensível às demandas da população. É um homem que elege o pobre como foco da sua administração e cumpre as promessas feitas antes e durante a campanha. Transformou esta escola que tem uma história marcante em um grande centro de ensino, reconstruiu uma importante via pública, sem falar em outros benefícios que trouxe para Japoatã. O nosso povo só tem a agradecê-lo”, declarou.

O governador disse que a reforma nada mais é do que um retorno à população. “O povo, a tradição e a história de Japoatã merece uma obra desse porte. Tenho certeza de que essa escola não fica a dever nada se comparada às melhores escolas da rede privada. Nosso governo tem como princípio honrar e recuperar a qualidade do ensino público e assim daremos continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo em todo o Estado”, frisou.

Jackson Barreto relembrou o saudoso Marcelo Déda. “Lembro-me há alguns anos quando na inauguração da casa ao lado, um grupo de quatro alunos pediram a Marcelo Déda para que ele olhasse por esta escola. Ele designou ao então Secretário de Educação, Belivaldo Chagas que escutasse os rapazes e prometeu reformar essa escola. Então, onde quer que ele esteja, o seu desejo foi atendido e a sua promessa cumprida”, enfatizou.

Ainda em Japoatã, o governador visitou as obras da Rodovia Japoatã-Propría, que tem recursos do PROINVESTE, se mostrou satisfeito com o andamento dos serviços e disse que em dezembro ela será inaugurada, sendo este o presente de Natal do Governo do Estado para os moradores dos dois municípios.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.