Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 18/06/2015
Valmor Barbosa recebe título de Cidadão Aracajuano
Fotos
No final da tarde da quarta-feira, 17, Secretários de Estado, Vereadores e Ex-Vereadores, Deputados Estaduais, empresários, magistrados, autoridades, colegas de profissão, profissionais da imprensa, familiares, amigos e membros da sociedade civil compareceram ao plenário da Câmara Municipal de Aracaju, para prestigiar o título de cidadania aracajuana concedida ao Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa Bezerra.

Por meio da Resolução 084/2007 de 18 de Outubro de 2007, proposta pelo vereador Emanuel Nascimento e acatada por todos os 24 vereadores da capital, Valmor Barbosa, tornou-se o mais novo Cidadão de Aracaju.

O título de cidadão confere ao agraciado uma adoção oficial pela cidade ou Estado que concede tal honraria. Sua justificativa se dá pelos relevantes serviços prestados ao lugar em questão sem que para isso, haja interesses lucros pessoais ou profissionais por parte do homenageado.

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Vinícius Pôrto Menezes, fez a abertura da sessão solene e destacou os feitos realizados por Valmor Barbosa ao longo dos anos, principalmente enquanto engenheiro e, posteriormente, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). “Vossa Excelência sempre esteve atento não apenas às questões ligadas às benfeitorias em prol da população da capital sergipana, mas sempre foi aberto ao diálogo e discussões para conosco vereadores, que somos os representantes do povo. Sua dedicação, seriedade, palavra, honestidade, faz de Vossa Excelência não apenas um homem de bem, mas o melhor Secretário de Estado do governo de Jackson Barreto”, disse.

Autor da propositura do título de cidadania, o vereador Emanuel Nascimento relembrou a época em que conheceu o homenageado e justificou a moção. “Para mim é motivo de alegria muito grande poder acompanhado de meus colegas vereadores, conceder esse título a Valmor Barbosa, ele que não é apenas um engenheiro como tantos outros, mas é um trabalhador, um servidor público que com sua capacidade e talento ajudou o povo de Aracaju na condução de diversas obras que melhoraram a vida da população”, afirmou.

Emanuel ressaltou a amabilidade sempre dispensada pelo secretário. “Valmor Barbosa sempre soube ouvir a todos nós com atenção, parcimônia e acima de tudo cordialidade. Esse título não é um presente, mas é uma conquista pelos serviços relevantes não só ao povo de Aracaju, mas a toda a população sergipana. Além de um bom servidor e gestor público, Valmor Barbosa é um homem íntegro, honesto e é muito importante que se faça saudações às pessoas do gabarito de Vossa Excelência”, frisou.

Agradecimentos
Valmor Barbosa iniciou o discurso, agradecendo a Deus, ao vereador Emanuel Nascimento pela proposta e aos demais vereadores por terem-na acolhido, bem como aos familiares, amigos e demais presentes à solenidade e declarou o orgulho pela homenagem. “Nutro por Aracaju, esta cidade que hoje me recebe como seu cidadão, o mesmo sentimento de amor que tenho por Boquim, cidade onde nasci. Embora tenha nascido na pequena Boquim, foi aqui onde cresci, onde vivi a minha adolescência, onde estudei, desde o primário até a Universidade, onde construí minha família, onde construí minha trajetória profissional e onde construí sólidas amizades”, declarou.

O secretário falou sobre a emoção sentida e a importância do título. “É um sentimento de alegria em poder ver aqui minha Tia-Mãe, esposa, filhas, irmã, demais parentes e amigos, testemunharem esse momento de alegria e orgulho para todos nós e também um sentimento de gratidão, por saber que o resultado do meu trabalho como gestor público é reconhecido ao ponto de eu me tornar o mais novo cidadão aracajuano, bem como de orgulho, porque esta distinta Casa Legislativa, por meio do vereador Emanuel Nascimento, colocou-me ao lado de tantas figuras ilustres que já foram agraciadas esta honraria, pois, esta é a maior homenagem que o município pode oferecer a uma pessoa, e quando se trata de Aracaju, ela se reveste de um significado todo especial.”, enfatizou.

Valmor Barbosa disse acreditar que algo maior o conduziu à capital sergipana e seu envolvimento com a profissão. “Embora sejamos nós os construtores do nosso destino, parece que, de certa forma, o Criador nos concede os talentos e as oportunidades que nos direcionam para determinadas tarefas, como demonstram algumas peculiaridades da minha trajetória de vida: Vir morar numa cidade planejada por um engenheiro; meu interesse pela engenharia civil; meu ingresso no quadro técnico da Prefeitura de Aracaju, onde ocupei diversos cargos relacionados ao planejamento e execução de obras de infraestrutura, até chegar à presidência da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB, em 2006, e, finalmente, em 2009, ser convocado para ocupar o cargo de Secretário de Estado da Infraestrutura, função que ocupo até hoje”, revelou.

O mais novo cidadão aracajuano agradeceu aos familiares e amigos não mais presentes fisicamente, citou algumas das importantes obras que foram conduzidas sob sua gestão e reafirmou o seu compromisso profissional com o povo sergipano. “Por fim, estejam certos, Senhor Presidente desta honrosa Casa Legislativa, senhores vereadores, senhoras e senhores, que continuarei pautando minha vida no mesmo caminho que segui até aqui, tendo como norte a ética e o trabalho, só que agora mais enriquecida com o título que acabo de receber, o de Cidadão Aracajuano. Quero expressar, de forma muito humilde, a gratidão pelo reconhecimento do meu trabalho. Saibam que isso me estimula ainda mais a continuar trabalhando para melhorar a vida da nossa gente, desta terra que eu já carregava em meu coração e que agora posso também chamar de minha”, concluiu.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.