Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 28/05/2015
Governo de Sergipe constrói Praça da Juventude em Santa Rosa de Lima
Fotos
Lugar intencional do encontro, da permanência, acontecimentos, práticas sociais, de manifestações da vida urbana e comunitária e, consequentemente, de funções estruturantes e arquiteturas significativas, as praças são espaços públicos crucialmente relevantes na maioria das cidades do interior, uma vez que as opções de diversão são limitadas.
Proporcionar cada vez mais aos sergipanos, locais com diversas alternativas de lazer, tem sido um feito constante do Executivo Estadual. Por meio do Sergipe Cidades, programa resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) concluiu a construção da Praça da Juventude no município de Santa Rosa de Lima, a 49 km de Aracaju.

A obra
Com investimentos de R$ 1.319.186,29 e ocupando 5.700 m² de área, a praça situada ao lado da Rua Antonio Bispo, chama a atenção pela concepção do projeto arquitetônico ter sido desenvolvido em um terreno acidentado. Foram executados os serviços de corte, terraplenagem, contenção com alvenaria e grama, sendo que toda a parte em declive foi taludada em vários níveis. Por conta do desnível, o logradouro possui uma escadaria central em concreto, ladeada por guarda-corpo metálico e de madeira, cujo o término se dá em frente a base onde será edificada uma escultura da padroeira da cidade: Santa Rosa Lima.
A área recreativa é composta por uma quadra poliesportiva com arquibancadas, parque infantil com gangorra, balanço e gira gira. Um pergolado em madeira, seis mesas, cada uma delas possuindo quatro bancos de concreto apropriadas para jogos, complementam o espaço de convivência. O projeto paisagístico é composto por oito pinheiros, diversas espécies de plantas nativas da região, canteiros suspensos e grama verde-esmeralda.

Obedecendo as determinações oficiais do direito à acessibilidade, o espaço dispõe de largas rampas com guarda-corpo metálico, além das tradicionais rampas de acesso em todo o entorno e piso táctil de alerta. A iluminação é assegurada por 13 postes de quatro pétalas e quatro refletores em volta da quadra poliesportiva. Lixeiras com pedestal para coleta seletiva e estacionamento para seis vagas completam o espaço comum.

Transformação
Morador de uma rua ao lado da praça, ladeado da esposa e dos dois filhos, José Carlos dos Santos Moura, só tem elogios para a obra. “Isso aqui era um lugar feio, tinha muito mato, animais soltos. Agora é essa belezura, todo mundo aqui gostou e está satisfeito, pois além de valorizar as casas que estão em volta dela, trouxe benefício para as crianças que têm uma quadra para brincar, espaço para andar de bicicleta e também para nós adultos que temos um bom espaço para prosear com os amigos”, destaca o lavrador de 49 anos.

De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, o lugar pode ser considerado um cartão-postal para a cidade. “O que antes era um terreno ermo se transformou em um local belo e de convivência agradável, que além de elevar a autoestima da população agrega um conjunto de elementos que são fundamentais para a melhoria do bem-estar dos habitantes”, afirma.

Ele acrescenta que o logradouro é mais do que uma simples intervenção. “É notório que a maioria dos municípios são carentes de espaços de entretenimento. Ofertando essa opção, o governador Jackson Barreto contribui para o desenvolvimento social da população santa-rosense, incentivando os adolescentes à prática de diversas modalidades esportivas, livrando-os de possíveis caminhos tortuosos e proporcionando um resgate dos tempos passados, quando os moradores tinham nas praças o lugar de convívio e interação entre seus conterrâneos”, analisa.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.