Quarta-feira, 26 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 21/05/2015
Jackson Barreto inaugura Espaço Zé Peixe
Fotos
No final da tarde de terça-feira, o Governador Jackson Barreto entregou à população sergipana, mais um ponto turístico, o Espaço Zé Peixe. Localizado na Avenida Ivo do Prado em frente ao Rio Sergipe e próximo a área dos mercados centrais de Aracaju, o local reúne diversas peças artísticas que remetem à vida do homem que foi um dos maiores práticos brasileiros.

Executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), a obra recebeu investimentos de R$ 1.268.361,98, com recursos provenientes do Programa Sergipe Infraestrutura (BNDES).

O antigo terminal hidroviário deu lugar a um local com dois pavimentos e diversos ambientes: balcão de informações, café, loja de artesanato, ponto Banese, restaurante, loja de doces caseiros, ponto do Núcleo de Amparo ao Trabalhador (NAT), anfiteatro, dois pergolados, três jardineiras ladeadas por bancos de madeira, dependências essenciais como sala administrativa, banheiros, depósito, um memorial dedicado ao nadador contando sua história e repletos de fotos e xilogravuras, além de um pequeno barco usado por ele.

A área externa do espaço voltada para o Rio Sergipe possui um mirante urbanizado para contemplação do estuário, onde consta uma réplica de um tó tó tó, bancos de concreto e uma estátua de bronze em tamanho real do Zé Peixe em posição de mergulho, feita pelo escultor mineiro Léo Santana.

Justa Homenagem
Segundo o Governador Jackson Barreto, a obra partiu de um pequeno sonho. “Gostaria que Marcelo Déda estivesse presente materialmente, pois sei que espiritualmente ele está. Foi ele quem sonhou e idealizou essa maravilha de lugar. Agradeço a ele, ao secretário Valmor Barbosa que abraçou o projeto, aos arquitetos que o conceberam e a todos os profissionais envolvidos na sua execução”, declarou.

Ele acrescentou que o local será um novo ponto atrativo e histórico. “É um espaço de alegria e convivência, mais um passo dado com o intuito de fortalecer o turismo e revitalizar o centro de Aracaju. Além de tudo, ele deve ser lembrado como um espaço de memória para que as gerações futuras jamais esqueçam da história de Zé Peixe, essa figura emblemática e popular, um prático que dedicou sua vida inteira a trazer e levar navios, um homem que ajudou muito ao nosso estado. Nada mais justo do que prestar essa homenagem a ele”, enfatizou.

Satisfação
De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a satisfação é única. “Estamos muito felizes em entregar essa obra aos sergipanos. Um espaço que homenageia o herói e artista popular que foi Zé Peixe. O Governador Jackson Barreto pediu que o projeto de reaproveitamento do antigo terminal dialogasse com a história do homem que dedicou sua vida ao mar e ao rio, e foi isso que fizemos”, afirmou.

Valmor destacou a importância da intervenção urbana. “Aracaju tem a partir de hoje um novo ponto turístico. Um espaço agradável com lojas, café, anfiteatro e um local dedicado à contemplação, que se interliga à história do grande homem e à bela paisagem do estuário do Rio Sergipe e da Barra dos Coqueiros”, frisou.

Atrativo
Para a auxiliar e técnica de enfermagem, Valdice Maria Santos, a ideia da obra foi perfeita. “É mais um atrativo para a população, um local de entretenimento, especialmente para os jovens e turistas. Além da beleza que ficou, vai gerar empregos. Estou muito satisfeita com essa mais nova opção de lazer”, revelou a profissional aposentada de 66 anos.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.