Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 18/05/2015
Governo de Sergipe reforma ponte na divisa entre Tobias Barreto e cidade baiana de Itapicuru
Fotos
Visando garantir a mobilidade urbana dos habitantes e assegurar o tráfego de centenas de veículos que transitam pela BR 349 todo os dias, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/SE) está realizando a recuperação da ponte sobre o Rio Real que separa o município sergipano de Tobias Barreto da cidade baiana de Itapicuru, no território Sul do Estado.

Acompanhado pelo Diretor-Presidente do DER Antonio Vasconcelos e do Engenheiro Civil Adaílton Martins, o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, verificou no final da manhã da terça-feira, 05, o andamento das obras e comentou sobre a ação do Governo do Estado em relação à reforma. “Por estar situada na divisa entre os municípios, a responsabilidade pela intervenção compete aos dois estados. No entanto, após diversas tentativas infrutíferas de negociação com o governo vizinho para arcar com a metade das despesas, o governador Jackson Barreto chamou para Sergipe o compromisso em realizar os serviços que receberão investimentos na ordem de R$ 561.477,10”, explica.

Ele ressalta que os trabalhos que estão sendo executados garantirão uma estrutura mais durável. “As condições em que a ponte se encontra oferecem um risco muito grande aos veículos e transeuntes, uma vez que ela foi construída há mais de cinco décadas e nunca passou por reformas. Foi feito o escoramento completo com eucaliptos e madeira mista e em seguida será realizada a substituição de toda a laje, recuperação das transversais, dos vigamentos e guarda-corpo e ainda a retirada de duas árvores que ramificaram nas bases laterais”, detalha.

Valmor Barbosa acrescenta que durante o processo de reforma, os transtornos para os moradores serão mínimos. “O DER já construiu uma passarela ao lado da ponte que já serve de passagem para os pedestres, um desvio nas proximidades destinado ao tráfego de bicicletas, motocicletas e veículos de pequeno porte e está finalizando um outro desvio para a passagem de caminhões, ônibus e outros veículos pesados”, frisa.

Alívio
Moradora do povoado Lagoa Redonda, município de Itapicuru situado às margens da ponte, a dona de casa Sônia Maria Santos, de 57 anos se diz aliviada ao constatar o início da reforma. “Se dependesse da vontade do povo essa ponte já teria sido reformada. Já que o Governo da Bahia não quis assumir a parte dele, graças a Deus que o governo sergipano vai fazer sozinho e com isso, os moradores que passam por aqui todos os dias ficarão mais tranquilos”, conta.

Também morador do povoado, José Wilson dos Santos, comenta que a reforma já deveria ter acontecido. “É uma pena que demorou tanto, já que a ponte atende aos dois estados e diariamente mais de 100 veículos pesados passam por ela. Estou achando ótima a atitude do Governo de Sergipe em se preocupar com a segurança de quem trafega por aqui”, destaca o funileiro de 42 anos.

Residente na cidade de Tobias Barreto, o balconista Paulo Ney de 42 anos declara que a obra chegou em boa hora. “Tanto quem mora aqui como em Itapicuru temia que a ponte desabasse a qualquer hora. Seria um prejuízo muito grande para a economia de Tobias Barreto, já que esse é o acesso mais rápido para as grandes cidades da Bahia. Podemos dizer que estamos aliviados”, afirma.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.