Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 23/04/2015
Governador inaugura reforma e ampliação da escola estadual Doutor Manoel Luiz em Aracaju
Fotos
Na manhã de quarta-feira, 22, o Governador do Estado, Jackson Barreto, inaugurou a reforma e ampliação da Escola Estadual Doutor Manoel Luiz em Aracaju. Foram investidos R$ 558.491,29 na reforma do prédio que foi fundado no início do século XX e que marcou a história de Sergipe contribuindo na formação de várias gerações que ali passaram, e exemplo da professora Neuzice Barreto Lima, mãe do governador, que lecionou na unidade e exerceu a função da diretora. A solenidade integra também as comemorações do centenário de nascimento da professora.

Ao lado dos irmãos Gilson, Joacir, Gileno e Eliene, do vice-governador Belivaldo Chagas, do Secretário de Estado da Educação Jorge Carvalho, do diretor da escola João César Ribeiro e do Deputado Estadual Robson Viana. Jackson realizou o desenlace da fita e o descerramento da placa inaugural da obra. Logo após, visitou as novas instalações da unidade escolar, onde pôde verificar o documento original da década de 50 com o número de sua matrícula, 793.

Jackson Barreto fez questão de saudar inicialmente os alunos da escola, outros estudantes e membros da União dos Estudantes de Sergipe presentes no evento destacando a importância da educação. “Se eu sou governador tendo sido aluno do Manoel Luiz, qualquer aluno do Manoel Luiz pode ser governador amanhã. A educação é justamente para isso, ser um grande instrumento da inclusão social”, disse.

Ele também falou de suas lembranças do tempo de estudante na unidade e da disciplina aplicada pela diretora e com orgulho, lembrou de sua mãe, professora da escola. “Esta escola está no coração da gente. Aqui aprendemos a conhecer a vida, eu e todos os meus irmãos estudamos aqui. Estou aqui com a minha família não apenas para inaugurar a obra, mas para lembrar e dizer, tenho certeza que nesse momento ela está por aqui, porque mãe nunca sai de perto da gente. Mãe nunca morre, mãe pode até não estar perto fisicamente, mas ela é viva no coração", declarou emocionado.

Reforma
A reforma realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (SEINFRA), com execução da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) contemplou a cobertura do prédio com substituição de parte do madeiramento e telhamento e instalação de calhas e rufos. Também foi executado o revestimento cerâmico nas paredes da cozinha, despensa, refeitório, oito salas de aula, sala de informática, sanitários e área de circulação do térreo, instalado forro de madeira nas salas de aula do térreo, almoxarifado, depósitos, cantina, arquivos e áreas de circulação do 1° andar.

A escola ainda recebeu piso de alta resistência na sala de informática, piso cerâmico na cozinha, refeitório, cantina, depósitos, circulações, e sanitários. Assoalho de madeira na salas de administração e mármores nas escadas. O piso em assoalho das salas de aula também foi inteiramente recuperado.
Itens de acessibilidade também contemplam a instituição de ensino. Foram construídas rampas e na reforma dos sanitários houve adaptação para os deficientes físicos. Implantou-se novas instalações hidro-sanitárias, elétricas, de gás e de proteção contra incêndio em todo o imóvel. Houve ainda o reforço estrutural de parte do muro, a recuperação estrutural das lajes da circulação e sanitários e a execução de laje nas salas de informática, cozinha e despensa.

Por fim, todos os elementos artísticos de fachada e muretas foram restaurados, com a pintura geral do prédio e reforma das calçadas externas. A escola dispõe de rede de internet Wi Fi de 10MB, com sinal aberto, lousas digitais e a partir do mês de junho, será a primeira escola estadual a funcionar com diário de classe eletrônico cujas providências para instalação já estão sendo tomadas.

“É com grande alegria que entregamos a conclusão dessa obra que contribuirá ainda mais para a formação escolar dos cidadãos sergipanos. Aqui temos uma história que procuramos preservar, não deixando de lado as adequações de acessibilidade e das novas tecnologias. Mantivemos a estrutura e reforçamos e ampliamos para atender as demandas atuais dos alunos. Ganha o povo Sergipe que contará com o espaço fundado no século XX por mais muitos anos em funcionamento”, destacou o Secretário de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa.

Satisfação garantida
De acordo com o diretor da escola, João César Ribeiro, o resultado da obra não poderia ter sido melhor. “Foram três anos ininterruptos para a realização da reforma do espaço. Durante esse período o Governo do Estado alocou os alunos em outro local. Mas, a espera valeu a pena. E isso está facilmente identificado na expressão otimista de cada um dos alunos”, declarou.

Também satisfeita, a aluna Heloísa Barreto de 15 anos teceu elogios à instituição de ensino. “As modificações realizadas na escola irão trazer melhorias significativas para o conforto e aprendizado dos estudantes”, disse.

Avó de dois alunos que estudam na escola, Maria José, de 65 anos, estava bastante entusiasmada com o resultado da obra realizada pelo governo. “Esta escola vai contribuir com a formação dos meus netos e auxiliá-los no seu desenvolvimento pessoal e isto é formidável”, ressaltou.

A Escola Estadual Doutor Manoel Luiz atende a alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Atualmente, dispõe de biblioteca, sala de informática, sala de leitura, quadra coberta, sala de vídeo, refeitório, banheiro para deficiente físico e sala de reforço.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.