Quarta-feira, 24 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 20/04/2015
Jackson Barreto inaugura obras do Sergipe Cidades em Santa Rosa de Lima
Fotos
O final de tarde da última sexta-feira,10, foi de alegria para os habitantes de Santa Rosa Lima, terra natal do Governador Jackson Barreto. Acompanhado por parlamentares municipais, estaduais, Secretários de Estado, empresários e diversas autoridades, o filho mais ilustre do município distante 49 km de Aracaju inaugurou a revitalização de uma praça, do talho de carne e do mercado municipal.

A recuperação dos três espaços públicos recebeu investimentos de R$ 301.956,84, via Sergipe Cidades, programa resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado, por meio da Seinfra. O projeto contemplou a reurbanização da praça situada ao lado da Rua Deoclides Paes Azevedo, em cuja intervenção foram aplicados 541,58 m2 de piso em concreto desempolado, instalados 14 bancos de concreto e iluminação com dois refletores e seis postes com luminárias, além de projeto paisagístico com grama verde-esmeralda, cinco mini-palmeiras imperiais e plantas nativas da região.

O mercado construído em 1913 e o talho de carne em 1923 foram completamente revitalizados. No processo de recuperação foram implantados piso de alta resistência, extintores de incêndio, reparos nas paredes, balcões com aplicação de azulejos, lavatórios, implantação de barras e guarda-corpo e modernos spots que quando ligados destacam a arquitetura colonial em que foram edificados.

Homenagens
Após o descerramento da placa, o governador inaugurou o busto e uma pintura em azulejo da sua mãe, professora Neuzice Barreto, pela ocasião do centenário de seu nascimento, em 04 de abril de 1915. “Quero agradecer à vida, aos líderes políticos, autoridades, amigos, familiares e conterrâneos presentes. Foi aqui que tudo começou. Inauguro essas obras com orgulho, mas sem vaidade, orgulho pela luta, esforço, heroísmo e história de uma mulher que nasceu para ajudar o próximo. Uma senhora que mesmo na condição de mulher, mãe e profissional do magistério sobreviveu à luta, perseguições e nunca abandonou o seu idealismo”, declarou.

Na ocasião, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos anunciou o lançamento de um selo postal em homenagem ao centenário da senhora Neuzice Barreto. “Muito obrigado aos Correios e Telégrafos, empresa na qual iniciei minha vida pública com carteiro. Minha mãe que me orientou, me incentivou foi e será sempre minha estrela guia, de quem eu herdei minha forma de ser e de viver, será agora uma mulher nacional e internacional ao ser homenageada em forma de selo. Como bem disse o poeta Carlos Drumond de Andrade: Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto dos eu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho”, recitou ele, com a voz embargada.

Elevação da autoestima
Para a comerciante, dona de casa e técnica em enfermagem, Silvana Lima, 44 anos, o Governo do Estado não poderia ter feito uma obra melhor para o município. “Não tínhamos um local apropriado para realizar a feira, os produtores comercializavam os produtos em Riachuelo e lá mesmo faziam suas compras. Com o resgate do mercado e do talho de carne, teremos um espaço para que os produtos sejam vendidos aqui mesmo, fazendo com que a moeda circule no município e tenhamos renda, estou muito feliz”, disse cheia de orgulho.

De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a obra já é considerada de grane importância econômica para o município. “O governador Jackson Barreto vem realizando diversas ações para alavancar a economia do estado, e em cada um dos 75 municípios podemos constatar isso. Intervenções dessa natureza contribuem não somente para elevar a autoestima dos moradores, mas, sobretudo para dinamizar o sistema produtivo da população santamarense e, por meio dessas ações fomentar emprego e renda para os habitantes”, frisou.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.