Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 10/04/2015
Governo revitaliza praça, mercado e talho de carne em Santa Rosa de Lima
Fotos
Melhorar os aspectos físicos de diversos tipos de logradouros e, dessa maneira propiciar comodidade e elevar a autoestima da população tem sido ações recorrentes do Governo do Estado nos municípios dos oito territórios sergipanos.

Por meio do Programa Sergipe Cidades, parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Executivo Estadual, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) concluiu a reurbanização da praça, do talho de carne e do mercado municipal de Santa Rosa de Lima, a 49 km da capital sergipana.

Com investimentos na ordem de R$ 301.956,84, o projeto de reforma contempla 1.279,57 m2 de área dos três espaços públicos localizados ao lado da Rua Deoclides Paes Azevedo – uma das principais vias da cidade, e, atualmente revitalizados, tornaram­se um local a mais para o convívio e interação dos seus habitantes.

As intervenções
Na reurbanização da praça foram aplicados 541,58 m2 de piso em concreto desempolado e 233,91 metros de meio-fio pré-moldado, materiais específicos para esse tipo de logradouro. Para o conforto dos frequentadores 14 bancos de concreto foram estrategicamente colocados. A iluminação conta com dois refletores e seis modernas luminárias que tornarão o espaço ainda mais aprazível.

No projeto paisagístico os canteiros receberam 135,96 m2 de grama verde­esmeralda, plantas nativas da região e cinco mudas de mini­palmeiras imperiais, que em perfeita sintonia com a arquitetura do logradouro deixou o lugar ainda mais bucólico.

O mercado e o talho de carne foram completamente revitalizados. Além da bela pintura que realça os detalhes do estilo colonial em que foram edificados, o processo de recuperação de ambos contou com a implantação de piso em alta resistência, forro de PVC, bem como reparos nas paredes internas, portas e em parte dos telhados.

Bem-estar
Moradora bem próxima da praça, Mireta Moura dos Santos não esconde o sorriso ao falar da obra. “Ficou aconchegante e organizada. As mudanças feitas a deixou ainda mais linda. É muito bom para nós que não temos opções de diversão, poder sentar para conversar e se distrair num lugar tão acolhedor”, declara a aposentada de 86 anos.

Para o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a revitalização dos três espaços públicos reforça o comprometimento do governador Jackson Barreto com o bem-estar dos sergipanos. “O progresso de um lugar não está relacionado apenas ao seu desenvolvimento econômico, ele agrega um conjunto de elementos que são fundamentais para a evolução de seus moradores. As feiras em pequenas cidades do interior são locais de congraçamento entre os habitantes, e, todo cidadão sente prazer em fazer suas compras em um local organizado, bonito e agradável”, explica.

Ele acrescenta que a reforma já é motivo de orgulho para os moradores. “Houve um cuidado especial durante a execução dos serviços para que os espaços ficassem modernos, mas preservassem suas características originais. Além de constatar que a revitalização manteve­se fiel à arquitetura, todos os moradores de Santa Rosa de Lima e visitantes que transitam pelo logradouro podem orgulhar­se da bela intervenção urbana realizada pelo Governo do Estado”, frisa.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.