Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 27/03/2015
Obras do Sergipe Tec estão sendo concluídas
Fotos
Promover a inovação e gerar conhecimentos por intermédio de estudos, projetos acadêmicos e tecnológicos faz parte do cronograma de ações Governo de Sergipe, que, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) está
concluindo a construção da nova sede do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipe Tec).

Os serviços estão sendo executados pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP) e tem investimentos na ordem de R$ 22.976.326,85. A futura sede do Sergipe Tec está localizada na Avenida Marechal Rondon, no município de São Cristóvão, vizinha ao Campus da Universidade Federal de Sergipe, e possui 110.000 m² de área. Uma vez concluído, o parque tecnológico contribuirá de maneira crucial para o desenvolvimento científico, econômico e social do Estado.

A obra
A nova sede é composta por sete blocos interligados, dos quais cinco serão destinados à área de estudos. Nos demais funcionarão laboratórios, incubadoras, biofábrica, setor administrativo e dependências essenciais. Na área externa está sendo finalizada uma área de convivência com projeto paisagístico e que oportunizará aos usuários um espaço de bem-estar diferenciado, com lanchonete e restaurante e uma ciclovia que se estende por todo o entorno do parque tecnológico. Estudantes, pesquisadores e visitantes terão à disposição estacionamento com capacidade para 130 veículos, além de seis bicicletários.

Respeito ao meio ambiente
O parque tecnológico contará com elementos extremamente modernos e que prezam pela valorização do conceito de sustentabilidade ambiental, a exemplo dos 72 equipamentos fotovoltaicos, todos já montados, cuja a função é absorver energia solar e iluminar o local em sua totalidade durante a noite. Também estão sendo construídos três reservatórios que
captarão água da chuva e farão o reúso da água com o objetivo de reutilizá-la em diversas atividades através de um moderno sistema de irrigação.

Outra inovação é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em que uma estrutura de captação da água suja trazida pelos canos de drenagem espalhados pelo parque realizará a purificação e jogá-la em um córrego pluvial. A ETE está com sua aparelhagem praticamente finalizada, faltando pequenos ajustes no final da sua tubulação. O projeto paisagístico do local prevê a plantação de 5.000 mudas de diversas espécies nativas.

Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a nova sede do Sergipe Tec será um avanço sem precedentes no campo das pesquisas. “O andamento dos serviços correspondem a aproximadamente 85%. Estando concluído, o local que já se apresenta admirável terá uma estrutura moderna e capaz de propiciar qualquer tipo trabalho científico. Diante da inovação, a exploração do conhecimento e as possibilidades do crescimento de pesquisas tecnológicas no Estado serão ainda maiores”, destaca.

Ele ressalta a dedicação do Governo do Estado no planejamento da obra. “O governador Jackson Barreto compreendeu as peculiaridades do parque tecnológico e permitiu que desenvolvêssemos um projeto ajustado às demandas dos cientistas e acadêmicos que terão à disposição um ambiente moderno e adequado às suas atividades de estudo e pesquisa”, frisa.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.